Esta obra objetiva auxiliar educadores e demais profissionais interessados na prática da educação infantil e séries iniciais, possibilitando uma base de trabalho mais consistente no que diz respeito a habilidades auditivas e aprendizagem. Tal preocupação e desejo deste livro foram resultantes da constatação de baixos níveis destas habilidades e comprometimentos decorrentes nos processos de codificação, decodificação e organização durante anos de atuação profissional, bem como de diversas e persistentes solicitações de orientações práticas no contato com diversos educadores e profissionais de áreas afins sobre o tema.
Os inúmeros exercícios constituem atividades práticas que os educadores e os demais interessados poderão conhecer e utilizar concretamente. Dessa forma, o livro dá suporte à díade teoria-prática, trazendo ao leitor um roteiro rico, prático e eficaz para trabalhar na estimulação, na prevenção de dificuldades e, também, na intervenção direta de questões relacionadas à linguagem expressiva, à aquisição e ao desenvolvimento do processo de leitura e escrita.
SUMÁRIO
PREFÁCIO
APRESENTAÇÃO
INTRODUÇÃO
1. DESENVOLVIMENTO E PROCESSAMENTO AUDITIVO
2. RELACIONANDO AUDIÇÃO E APRENDIZAGEM
2.1 Sugestões de como pais e professores podem ajudar
3. ESTIMULANDO O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM POR MEIO DAS HABILIDADES AUDITIVAS
3.1 Cuidados, sugestões e orientações úteis a serem observados e praticados
3.2 Sons produzidos pelo corpo humano
3.2.1 Vamos produzir sons
3.2.2 Atividades corporais: trabalhando linguagem, corpo, espaço e tempo
3.3 Consciência auditiva
3.4 Localização auditiva
3.5 Identificação auditiva
3.6 Atenção auditiva
3.7 Memória auditiva
3.8 Memória auditiva sequencial
3.9 Discriminação auditiva
3.10 Análise-síntese auditiva/ Consciência Fonológica
3.11 Processamento temporal: frequência, intensidade, volume e duração
REFERÊNCIAS