"São vozes que não estamos acostumados a vivenciar"
A formação de uma sociedade para todos, em que as diferenças são consideradas e respeitadas, passa pela educação de qualidade e acessível a todos, pela existência de direitos reconhecidos e pelo conhecimento das formas corretas para acessar tais garantias, como expressão de cidadania.
Este livro resgata a dignidade humana das pessoas surdas ao focar o processo histórico inclusivo deste segmento social por meio do realce à sua diferenciação, sobretudo, linguística e cultural, do estudo de seus direitos elementares: educação, trabalho e saúde, além de analisar detalhadamente estes direitos e os mecanismos jurídicos para efetivá-los, individualmente ou coletivamente.
Sumário
1 - Introdução
2 - Direitos humanos fundamentais
3 - O fundamento constitucional da dignidade humana
4 - O direito de igualdade e tratamento desigual
5 - Deficiências e Terminologias
5.1 - Pessoa com deficiência ou pessoa com necessidades especiais
5.2 - Deficiência e eficiência
5.3 - Surdo-mudo, deficiente auditivo, surdo e surdo-cego
6 - Pessoas surdas
6.1 - Análise histórica
6.2 - Contribuições do cristianismo
6.3 - Perdas auditivas: graus e classificações
6.4 - Filosofias educacionais e comportamentais em relação aos surdos
6.5 - Língua brasileira de sinais
6.6 - Cultura, dignidade, povo e identidade surda
6.7 - Competência legislativa
7 - Direito a Educação
7.1 - Legislações sobre a educação de pessoas surdas
7.1.1 - Consitituição da República
7.1.2 - Convenção Interamericana para a eliminação de todas as formas de discriminação contra a pessoa portadora de deficiência
7.1.3 - Política nacional para integração da pessoa portadora de deficiência
7.1.4 - Lei de diretrizes e bases da educação
7.1.5 - Lei nº 10.436 de 24/04/2002
7.1.6 - Decreto nº 5.626 de 22/12/2005
7.2 - Educação de surdos: integração ou individuação?
7.3 - Etnocentrismo oralista em relação às pessoas surdas
8 - Direito ao Trabalho
8.1 - Análise histórica
8.2 - Constituição da República
8.3 - Legislações existentes
8.4 - Administração pública direta e indireta
8.5 - Concurso público
8.6 - Cargos de confiança, comissionadas ou de natureza temporária
8.7 - Administração particular
8.8 - Dispensa de paciente
8.9 - Benefício assistencial de prestação continuada
8.10 - A mendicância
8.11 - Justiça social e discriminação negativa
8.12 - Ação afirmativa e direito ao trabalho
8.13 - Diagnóstico: pessoa surda X trabalho
9 - Direito a Saúde
9.1 - A comunicação como instrumento
9.2 - Constituição da República
9.3 - Prevenção e reabilitação à Surdez
9.4 - Política nacional de atenção à saúde auditiva
9.5 - Lei nº 10.436/2002
9.6 - Decreto nº 5.625/2005
9.7 - Criminalização do atendimento precário
9.8 - Diagnóstico sobre percepção surda sobre a saúde
9.9 - Etnocentrismo clínico em relação à saúde surda
10 - A legitimidade do Ministério Público e das Associações de Pessoas Surdas.
Mecanismos processuais
10.1 - Ministério Público
10.2 - Associações de Pessoas Surdas
10 3 - Mandado de segurança
10.4 - Mandado de segurança coletivo
10.5 - Ação civil pública
10.6 - Ação cautelar e tutela antecipada
11 - Pesquisa de Campo
11.1 - Respostas obtidas das escolas
11.2 - Respostas obtidas das empresas e dos órgãos públicos
11.3 - Respostas obtidas do setor público de saúde
11.4 - Análise dos resultados
12 - Conclusão
13 - Referências
14 - Apêndices