Essa coletânea apresenta experiências de atuação no espaço escolar, enfatizando ações com vistas à promoção de saúde e à educação inclusiva, demonstrando uma articulação entre a saúde e a educação, possibilitando, assim, novos debates, novos interlocutores e, principalmente, novas práticas profissionais, capazes de instigarem a discussão, cada vez mais polêmica, sobre a atuação do fonoaudiólogo em ambiente escolar.
Sumário
Prefácio
Apresentação
Capítulo 1
Reflexões sobre os avanços da atuação do fonoaudiólogo na escola
Capítulo 2
O projeto político pedagógico enquanto instrumento de inclusão e sua relação com a fonoaudiologia escolar
Capítulo 3
Comunicação alternativa na escola: possibilidades para o ensino do aluno com deficiência
Capítulo 4
A atuação fonoaudiológica com alunos surdos: reflexões sobre os paradigmas da educação inclusiva e a perspectiva Bilíngue
Capítulo 5
Formação continuada com educadores: adaptações de práticas pedagógicas para a promoção da linguagem e da aprendizagem
Capítulo 6
Formação continuada de professores: inspirações para práticas docentes
Capítulo 7
Minicursos e grupos de discussão como estratégias de assessoria fonoaudiológica na escola
Capítulo 8
Proposta de instrumentos para verificação da demanda de dificuldades de aprendizagem em ambiente escolar