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Surdez e Linguagem

Autor: Santana
R$ 74,90
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    Aspectos e Implicações Neurolingüísticas

    "Para os pais, ter um filho diagnosticado surdo implica uma série de escolhas. Há de se decidir se ele fará alguma cirurgia, se aprenderá a língua de sinais e a língua oral e ainda se estudará em escola especial ou comum. Nesse momento, surgem vários preconceitos, como a idéia de que o surdo não tem capacidade de se comunicar.

    Neste livro, Ana Paula Santana faz uma reflexão sobre as visões médicas, fonoaudiológicas, sociais e (neuro)linguísticas da condição do surdo. Com base em pesquisa e em entrevistas com sujeitos surdos e seus familiares e educadores, a autora revela a importância de considerar múltiplos aspectos quando se trata desse tipo de deficiência, fugindo dos lugares-comuns e preconceitos.

    'As relações dos aspectos neurolinguísticos da surdez com as opções metodológicas desenvolvidas no campo terapêutico e pedagógico são o tema da presente obra. Pertinentes razões teóricas e práticas, pois, levam-nos à leitura proveitosa do livro de Ana Paula Santana. Ao focalizar a heterogeneidade das condições linguísticas e sociocognitivas da surdez, que se deixa observar nas práticas de linguagem e em variadas situações interacionais de pessoas surdas com distintos interlocutores - surdos ou não -, o trabalho da autora traz ao terreno terapêutico e pedagógico importantes reflexões advindas do campo da neurolinguística, área que relaciona estreitamente linguagem, cérebro e cognição.' Edwiges Maria Morato (Departamento de Linguística da Unicamp)"

    Sumário

    Prefácio

    Introdução

    Parte I: Realidades fabricadas

    1. Cultura, identidade e surdez

    Surdo: diferente ou deficiente?

    A busca da identidade

    Reflexões acerca da expressão "cultura surda"

    Considerações finais

    2. A idade crítica para a aquisição da linguagem

    Sobre o tempo e as etapas na aquisição da linguagem

    Privação social

    A maturação cerebral

    Aquisição da segunda língua

    Aquisição da linguagem na surdez

    Considerações finais

    Parte II: Rompendo fronteiras

    3. Do gestual ao linguístico

    O estatuto simbólico dos gestos na surdez

    A língua de sinais

    Língua Brasileira de Sinais (Libras)

    A aquisição da língua de sinais

    Considerações finais

    4. A linguagem oral

    Abordagem oralista: da teoria aos fatos

    Sobre a aquisição da linguagem oral

    O implante coclear: uma luz no fim do túnel

    Considerações finais

    5. O surdo bilíngue

    Que tipo de bilinguismo tem sido proposto para a surdez?

    A escolha dos pais pelo bilinguismo

    Bilinguismo ou comunicação total?

    Escrita: uma opção bilíngue

    Considerações finais

    Parte III: Caleidoscópio

    6. Das relações entre cognição e linguagem

    Sobre as abordagens a respeito da surdez e os processos cognitivos

    Considerações finais

    7. A heterogeneidade da surdez e suas implicações neurolinguísticas

    O estatuto linguístico da hemisfério esquerdo

    O estatuto linguístico do hemisfério direito

    Sobre a organização cerebral da linguagem

    Considerações finais

    À guisa de conclusão

    Bibliografia

    Anexo: Os surdos que participaram da pesquisa

  • Editora: 
  • Plexus
  • Autor: 
  • Santana
  • Ano: 
  • 2007
  • Edição: 
  • 1
  • Número de páginas: 
  • 268
  • Acabamento: 
  • Brochura
  • Formato: 
  • 14x21
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