Aspectos e Implicações Neurolingüísticas
"Para os pais, ter um filho diagnosticado surdo implica uma série de escolhas. Há de se decidir se ele fará alguma cirurgia, se aprenderá a língua de sinais e a língua oral e ainda se estudará em escola especial ou comum. Nesse momento, surgem vários preconceitos, como a idéia de que o surdo não tem capacidade de se comunicar.
Neste livro, Ana Paula Santana faz uma reflexão sobre as visões médicas, fonoaudiológicas, sociais e (neuro)linguísticas da condição do surdo. Com base em pesquisa e em entrevistas com sujeitos surdos e seus familiares e educadores, a autora revela a importância de considerar múltiplos aspectos quando se trata desse tipo de deficiência, fugindo dos lugares-comuns e preconceitos.
'As relações dos aspectos neurolinguísticos da surdez com as opções metodológicas desenvolvidas no campo terapêutico e pedagógico são o tema da presente obra. Pertinentes razões teóricas e práticas, pois, levam-nos à leitura proveitosa do livro de Ana Paula Santana. Ao focalizar a heterogeneidade das condições linguísticas e sociocognitivas da surdez, que se deixa observar nas práticas de linguagem e em variadas situações interacionais de pessoas surdas com distintos interlocutores - surdos ou não -, o trabalho da autora traz ao terreno terapêutico e pedagógico importantes reflexões advindas do campo da neurolinguística, área que relaciona estreitamente linguagem, cérebro e cognição.' Edwiges Maria Morato (Departamento de Linguística da Unicamp)"
Sumário
Prefácio
Introdução
Parte I: Realidades fabricadas
1. Cultura, identidade e surdez
Surdo: diferente ou deficiente?
A busca da identidade
Reflexões acerca da expressão "cultura surda"
Considerações finais
2. A idade crítica para a aquisição da linguagem
Sobre o tempo e as etapas na aquisição da linguagem
Privação social
A maturação cerebral
Aquisição da segunda língua
Aquisição da linguagem na surdez
Considerações finais
Parte II: Rompendo fronteiras
3. Do gestual ao linguístico
O estatuto simbólico dos gestos na surdez
A língua de sinais
Língua Brasileira de Sinais (Libras)
A aquisição da língua de sinais
Considerações finais
4. A linguagem oral
Abordagem oralista: da teoria aos fatos
Sobre a aquisição da linguagem oral
O implante coclear: uma luz no fim do túnel
Considerações finais
5. O surdo bilíngue
Que tipo de bilinguismo tem sido proposto para a surdez?
A escolha dos pais pelo bilinguismo
Bilinguismo ou comunicação total?
Escrita: uma opção bilíngue
Considerações finais
Parte III: Caleidoscópio
6. Das relações entre cognição e linguagem
Sobre as abordagens a respeito da surdez e os processos cognitivos
Considerações finais
7. A heterogeneidade da surdez e suas implicações neurolinguísticas
O estatuto linguístico da hemisfério esquerdo
O estatuto linguístico do hemisfério direito
Sobre a organização cerebral da linguagem
Considerações finais
À guisa de conclusão
Bibliografia
Anexo: Os surdos que participaram da pesquisa