Importantes estudos sobre as dificuldades de aprendizagem foram feitos na década de 90, mas grande parte das informações demorou para chegar ao grande público. Finalmente, Dificuldades de Aprendizagem: de A a Z traz o que há de melhor na pesquisa e na experiência educacional recentes para pais, professores e todos aqueles que são responsáveis por crianças com problemas de aprendizagem. Com entusiasmo e paixão, Corinne Smith e Lisa Strick oferem um guia abrangente para as causas, identificação e tratamento das dificuldades de aprendizagem. Você irá aprender como estes pequenos distúrbios podem ter impacto significativo no desenvolvimento da criança, tanto dentro quanto fora da escola.Este livro também oferece inúmeras estratégias práticas e inovadoras para auxiliar os jovens com dificuldades a obterem êxito, desde seus primeiros dias na pré-escola até os anos de faculdade e depois. Ao longo do texto, as autoras respondem às perguntas mais freqüentes feitas pelos pais, que vão desde ?Sou eu o(a) responsável pelos problemas de aprendizagem de meu filho??até ?De que modo o computador pode ajudar?? É um livro enriquecido com relatos pessoais, histórias de caso e dicas de pais que passaram por situações semelhantes.
SUMÁRIO
PARTE I: ENTENDENDO AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
1. O que são dificuldades de aprendizagem?
2. O que causa as dificuldades de aprendizagem?
3. Tipos básicos de dificuldades de aprendizagem
PARTE II: COMO AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM SÃO IDENTIFICADAS?
4. Sinais de alerta em casa a na escola
5. A avaliação das dificuldades de aprendizagem
6. Como tornar-se um especialista sobre seu filho
PARTE III: UMA EDUCAÇÃO APROPRIADA
7. Como tornar-se um ativista educacional
8. Desenvolvimento de um programa educacional efetivo
9. O ABC do sucesso na escola
PARTE IV: UMA VIDA COM QUALIDADE
10. Crescimento social a emocional
11. Estratégias para a promoção do sucesso pessoal
12. Ansiedade em relação ao futuro
Apêndices
A. Marcos do desenvolvimento normal
B. Instrumentos comuns de avaliação
C. O desenvolvimento das habilidades de leitura, de escrita a de matemática
D. Lista de referências para a obtenção de recursos