O Número I da Série Fonoaudiologia na Prática Hospitalar da Pró-Fono enfatiza a importância da sistematização de avaliações com base em evidências científicas, de forma a estabelecer parâmetros para o controle objetivo e sistemático de tratamentos ou processos terapêuticos, possibilitando o monitoramento de sua eficácia, eficiência e efeito. Neste Número, o fonoaudiólogo encontrará a proposta do Protocolo de Avaliação Clínica da Disfagia Pediátrica (PAD-PED) que se propõe a: identificar as alterações na dinâmica da deglutição em crianças, considerando as etapas do desenvolvimento do sistema estomatognático; caracterizar os sinais clínicos sugestivos de penetração/aspiração laringotraqueal; avaliar o impacto da disfagia na funcionalidade da alimentação; e auxiliar o fonoaudiólogo na tomada da conduta mais acertada, a partir dos resultados da avaliação.
A contribuição do PAD-PED para a Fonoaudiologia na Área da Disfagia Infantil consiste em três aspectos principais: a forma de apresentação que considera todas as etapas do desenvolvimento das funções estomatognáticas e do processo de transição alimentar, desde um mês de vida até os sete anos e onze meses de idade; Escala de Severidade da Disfagia específica para a população infantil, que fornece ao fonoaudiólogo parâmetros mais objetivos para se determinar a gravidade da disfagia em cada caso, auxiliando-o na tomada da conduta mais acertada; e a possibilidade de padronização dos serviços de disfagia pediátrica facilitando, assim, a criação e gerenciamento de bancos de dados e do controle de indicadores de qualidade do serviço.
Dirce Capobianco
(Editora Técnica-Científica da Pró-Fono)
Sumário
Protocolo de Avaliação Clínica da Disfagia Pediátrica (PAD-PED)
Proposta
Justificativa
Sua Construção
População Alvo
Sua Contribuição
Sua Composição
Sua Aplicação
Fluxograma do Processo de Avaliação
Instruções de Aplicação
O Protocolo
Classificação do Grau da Disfagia Pediátrica
Considerações Finais
Referências Bibliográficas