Este pequeno livro introdutório de amplo escopo apresenta uma visão compreensiva dos transtornos de aprendizagem em alguns dos principais quadros de interesse de psicólogos, psiquiatras, pediatras, psicopedagogos, pedagogos e fonoaudiólogos, como transtorno de défict de atenção e hiperatividade, transtornode aprendizagem não verbal, transtorno de conduta e aprendizagem, transtornos de ansiedade, transtorno de humor bipolar, transtornos invasivos do desenvolvimento, dislexia, surdez congênita, discalculia, disortografia e disgrafia.O livro aborda desde questões de prevalência e etiologia dos quadros, passando por modelos teóricos para sua explicação e compreensão, e estratégias de avaliação clínica e neuropsicológica e psicométrica, até chegar a estratégias de intervenção visando à prevenção e ao tratamento para reabilitação. A ênfase repousa na análise dos mecanismos por meio dos quais os diversos problemas de natureza neuropsicológica (de etiologia neurossensorial, neuromotora, e/ou neurolinguística) e neuropsiquiátria afetam o desenvolvimento linguístico, cognitivo, afetivo e social e, em particular, o desenvolvimento da aprendizagem escolar, com especial atenção na aprendizagem do ler, do escrever, e do contar. Fernado C. Capovilla
Sumário:
1. Transtorno de conduta e aprendizagem
2. Transtornos de ansiedade na infância e adolescência
3. Relação entre transtorno de humor bipolar e transtorno de déficit de atenção e fiperatividade na infância e adolescência
4. Transtornos invasivos do desenvolvimento: conceituação e critérios diagnósticos
5. Genética dos transtornos invasivos do desenvolvimento
6. Avaliação neuropsicológica e intervenções nos transtornos invasivos do desenvolvimento
7. Avaliação da função motora fina, sensorial e perceptiva em escolares com dislexia do desenvolvimento
8. Avaliação da função cortical superior em crianças com disgrafia
9. Disortografia: desafios para o aprendizado da escrita
10. Disortografia na dislexia
11. Avaliação da criança disortográfica
12. Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade: quadro clínico, neuropsicologia e tratamento psicoterápico
13. Avaliação neuropsicológica da discalculia do desenvolvimento com o NEPSY II: avaliação neuropsicológica do desenvolvimento
14. Avaliação da discalculia do desenvolvimento: uma questão sobre o processamento numérico e o cálculo
15. Transtorno de aprendizagem não-verbal: um desafio diagnóstico
16. Principais achados e implicações do maior programa do mundo em avaliação do desenvolvimento de competências linguisticas de surdos
17. Novo dicionário enciclopédico ilustrado trilíngue da Língua de Sinais Brasileira(Novo Deit-libras)
18. Nomeação de siansi da Libras por escolha de palavras: paragrafias quirêmicas, semânticas e ortográficas por surdos do ensino Fundamental
19. Compreendendo fenômenos de pensamento, leitura e escrita à mão livre no surdo: Descobertas arqueológicas de elos perdidos e o significado de fósseis desconcertantes
20. Avaliando a habilidade de leitura orofacial em surdos do ensino fundamental e comparando a eficácia relativa de modelos de legibilidade orofacial fonético-articulatório e de Dória
21. Normatização de nomeação de 2.300 figuras do dicionário de Libras com 11.700 alunos de cinco níveis(Matrenal, Infantil, Fundamental Ciclo 1 e Ciclo 2, e Superior) para avaliação e intervenção
22. Normatização de nomeação de 2.100 figuras originais por 4.850 alunos de três níveis(Maternal-Infantil, Fundamental e Superior) e de testes de vocabulário auditivo de 2 a 5 anos
23. Dislexia do desenvolvimento: definição, avaliação e intervenção
24. Avaliação do vocabulário receptivo em crianças do ensino fundamental: teste de vocabulário por imagens Peabody(TVIP)
25. Interface entre as neurociências e a avaliação psicológica
26. Avaliação dinâmica: procediemnto rico, mas pouco usado para avaliar capacidades cognitivas