Material: 15 sequências, com 4 figuras cada, para serem ordenadas e narradas pelas crianças, e que mostram o passo a passo para realizar determinadas ações:
1. Como fazer pipoca?
2. Como fazer salada?
3. Como preparar um frango?
4. Como trocar o pneu furado de um carro?
5. Como pendurar um quadro na parede?
6. Como lavar roupa?
7. Como escovar os dentes?
8. Como fazer um cachorro quente?
9. Como fazer para dirigir?
10. Como lavar o carro?
11. Como fazer suco de laranja?
12. Como pintar uma parede?
13. Como abastecer o carro com combustível?
14. Como dar banho no bebê?
15. Como pintar um quadro?
A habilidade para estabelecer metas, definir os meios apropriados para alcançá-las e ordenar a sucessão das ações envolvidas, demanda uma série de habilidades cognitivas de alto nível, como a função executiva e o domínio de relações lógico temporais. Compreender os fatos ilustrados pelas figuras, assim como narrá-los de uma forma clara, detalhada, precisa e coerente, corresponde a uma forte demanda do ponto de vista da organização da linguagem e efetividade das interações sociais.
As atividades propostas por este material têm por objetivo estimular processos envolvendo a compreensão e imaginação de fatos, a capacidade para fazer inferências, a compreensão de relações espaciais, temporais e causais, processos estes que também envolvem memória de curto e longo prazos, assim como capacidades para planejar, regular e realizar ações.