Os alunos com dificuldades de aprendizagem geralmente fracassam na escola por não saberem utilizar seus recursos intelectuais ou cognitivos de maneira eficiente. Aqueles que conhecem as estratégias disponíveis e que são capazes de avaliar sua eficácia dispõem de uma vantagem determinante sobre os que persistem em utilizar procedimentos inadequados.
O desafio desta obra é apresentar aos profissionais envolvidos na aprendizagem – professores, supervisores pedagógicos, orientadores educacionais, psicólogos escolares, psicopedagogos – uma abordagem estratégica de ajuda pedagógica com base nos conhecimentos atuais em psicopedagogia cognitiva. Esses conhecimentos ajudam a
compreender, por exemplo, como estudar de forma eficaz, preparar-se para exames, resolver problemas de matemática e ler e compreender textos difíceis.
A abordagem cognitiva proposta neste livro é uma das mais fecundas no acompanhamento de crianças com dificuldades de aprendizagem e possibilita aos alunos melhorarem seu desempenho escolar, dando a eles as chaves para o êxito acadêmico.
Sumário
Prefácio
Capítulo 1. Introdução
PARTE I
Fundamentos Teóricos
Capítulo 2. Por que propor uma abordagem cognitiva de remediação?
Capítulo 3. Noções teóricas de base: cognição e metacognição para os neófi tos
Capítulo 4. Manutenção das aprendizagens
Capítulo 5. Transferência e generalização das aprendizagens
Capítulo 6. Avaliação dos processos cognitivos e metacognitivos
Capítulo 7. A aprendizagem e o ensino de estratégias
PARTE II
Procedimentos Remediativos
Capítulo 8. Programas de educação cognitiva
Capítulo 9. O Programa de Aprendizagem Cognitiva Escolar Mediada (PACEM)
Capítulo 10. Ajuda estratégica em leitura
Capítulo 11. Ajuda estratégica em escrita
Capítulo 12. Ajuda estratégica em matemática
Capítulo 13. Conclusão
Referências
Anexos