Intervenção Psicoeducacional
Este livro foi pensado para ser um material de apoio tanto no ambiente escolar quanto no familiar. Direcionado aos pais e professores que lidam diretamente com alunos que têm necessidades educacionais específicas, esta obra é um valioso guia para qualificação da prática docente-discente.
Partindo da perspectiva dos próprios pais e alunos, Necessidades educacionais específicas ajuda a solucionar a problemática educacional, social e vivencial desses jovens e de suas famílias.
SUMÁRIO
Apresentação
1. A educação especial: conceito e dados históricos
2. A educação especial na Espanha desde seu início até a Lei Geral de Educação
3. Deficiência mental: modelos psicológicos de avaliação e intervenção
4. Síndrome de down: aspectos evolutivos e psicoeducacionais
5. Deficiência visual: aspectos evolutivos e educacionais
6. Deficiência auditiva: avaliação e intervenção
7. Deficiências motoras: aspectos evolutivos e psicoeducacionais
8. Transtornos do pensamento e da linguagem: tratamento educacional
9. A efetividade: aspectos evolutivos e educacionais
10. O autoconceito: conceito, evolução e estratégias
11. Autismo infantil: avaliação e intervenção psicopedagógica
12. A personalidade e seus transtornos: diagnóstico e tratamento
13. Problemas de conduta: conceito e intervenção psicoeducacional
14. Déficit de atenção/hiperatividade: diagnóstico e intervenção
15. Dificuldades de aprendizagem: as estratégias
16. Classes hospitalares
17. Minorias culturais: tratamento educacional
18. A criança superdotada: conceito, diagnóstico e educação
19. Intervenção no contexto familiar dos sujeitos que apresentam necessidades educacionais especiais