Ao se falar em psicomotricidade, estamos falando de humanização. de relações afetivas, de envolvimento do homem com os ambientes, com os fatos e com outras pessoas. Desta forma, além de definir os termos relacionados à psicomotricidade e apresentar práticas para diversas situações, o livro propõe um projeto de psicomotricidade de uma forma transdisciplinar, em que várias disciplinas escolares podem ser trabalhadas ao mesmo tempo sem se perderem os conteúdos e os ideais de um homem integrado à sua sociedade e a seu corpo,bem como sua forma de estar no mundo.
Este livro mostra que, mesmo nas séries mais avançadas, como é o caso do ensino fundamental e do ensino médio, pode-se( e deve-se) pensar no homem completo, construir o homem integral e viver as dimensões da multiplicidade e da biodiversidade.
Reconhecer o próprio corpo é a melhor maneira de encontrar o outro.
Sumário
Apresentaçâo
Teorias e Conceitos
O que é psicomotricidade?
Quem é psicomotricista?
Quais são sua áreas de atuação?
Qual é a clientela atendida pelo psicomotricista?
Em que mercado de trabalho o psicomotricista atua?
A construção de ambientes educativos na multiplicidade dos espaços
Formação do Psicomotricista Escolar
O bicho papão de nossos dias: reflexões sobre o medo nas relações educacionais
Coordenação Motora Ampla
Definição
Atividades que auxiliam o desenvolvimento da coordenação motora global
Em papel
Com tintas
Com sucatas
Com brincadeiras infantis
Com bolas
Coordenação Motora Fina
Definição
Atividades que auxiliam o desenvolvimento da coordenação motora fina
Em papel
Exercícios práticos para desenvolvimento da coordenação viso-motora
Com tintas
Com sucatas
Brincadeiras infantis que auxiliam o desenvolvimento da coordenação motora fina
Com bolas
Massa de modelar para atividades que auxiliam o desenvolvimento da coordenação motora fina
Brincadeiras que auxiliam o desenvolvimento da coordenação viso-motora
Lateralidade
Definição
Atividades que auxiliam o desenvolvimento da lateralidade
Em papel
Com tintas
Com sucatas
Com brincadeiras infantis
Desenvolvimento da Percepção Musical
Definição
Tipos de música que podem ser trabalhadas na escola
Instrumentos que podem ser construídos com sucata
Atividades que podem ser desenvolvidas a partir da música
Desenvolvimento de Percepção Olfativa
Definição
Atividades que auxiliam o desenvolvimento da percepção olfativa
Desenvolvimento de Percepção Gustativa
Definição
Atividades que auxiliam o desenvolvimento da percepção gustativa
Desenvolvimento de Percepção Espacial
Definição
Atividades que auxiliam o desenvolvimento da percepção espacial
As brincadeiras infantis que são ricas em conteúdos relacionados ao espaço
Desenvolvimento de Percepção Temporal
Definição
Atividades que auxiliam o desenvolvimento da percepção temporal
Desenvolvimento da Percepção Corporal
Definição
Atividades lúdicas e brincadeiras infantis que auxiliam o desenvolvimento da percepçãocorporal
Seriação e Classificação
Definição
Atividades que auxiliam o desenvolvimento da senação
Brincadeiras e Jogos Infantis
Trabalhar a ansiedade
Rever os limites
Reduzir a descrença na autocapacidade
Diminuir a depedência e possibilitar a autonomia
Aprimorar as coordenações motoras
Melhorar o controle segmentar
Desenvolver percepção de ritmo
Aumentar a atenção e a concentração
Desenvolver antecipação e estratégia
Ampliar o raciocínio lógico
Desenvolver a criatividade
Perceber a socialização e a coletividade
Expressão corporal e teatro para séries finais e ensino médio
Definição
Atividade que auxilia o desenvolvimento da expressão corporal
O teatrinho escolar: um sério problema a ser superado
Projeto:
vagamundeando pelos textos dramáticos
Apresentação do projeto
Justificativa e delimitação do projeto a ser executado na escola, na sala de aula
Nível de aproximação
Nível de estruturação
Nível de criação
Nível de experimentação
Nível de forma e conteúdo
Por onde devemos começar o trabalho com textos dramáticos na sala de aula?
Cenário
A biografia do autor
A linha filosófico/ política da época da produção
Quais são os elementos essenciais de um texto dramático?
rubrica
Intensidade das falas/ ou falta delas
Caracterização das personagens
Elementos cênicos
Há divisões, fases, diferenças e outros aspectos a serem previamente considerados antes do início do trabalho com textos dramáticos?
Exemplos de atividades que podem ser desenvolvidas
O argumento
O roteirro
A construção da tessitura
Exercícios de controle textual
Referências