Sabe-se que, muitas vezes, a criança que apresenta alterações de fala pode ter também prejudicada a habilidade na discriminação dos fonemas.
DISCRIMINAÇÃO-FONEMAS aparece como um recurso na avaliação de crianças que apresentam distúrbio fonológico, podendo ser também utilizado dentro do processo terapêutico.
O material consiste em 9 cartelas que abordam os principais processos fonológicos encontrados nos distúrbios de fala:
* frontalização de velar/posteriorização para velar - /t/ - /k/, /d/ - /g/;
* plosivação de fricativa - /p/ - /f/, /b/ - /v/, /t/ - /s/, /d/ - /z/;
* frontalização da palatal/ posteriorização para palatal - /s/ - /ò/, /z/ - /3/;
* simplificação de líquidas - /f/ - /l/, omissão de /x/, arquifonemas e grupos;
* processo de ensurdecimento - trocas surdas/sonoras.
Cada cartela contém 6 pares de figuras.
A criança deverá apontar a figura ditada pelo examinador/terapeuta. A partir do momento que o paciente for capaz de emitir os fonemas, os papéis poderão ser invertidos e a criança será solicitada a emitir os vocábulos para que o terapeuta aponte as figuras correspondentes, o que contribuirá para uma modificação no seu "pensar fonológico".
O material também pode ser utilizado com crianças que apresentam esta troca na escrita. O terapeuta, após cobrir as palavras, solicitará à criança que escreva o nome das figuras.