Introdução
CAPÍTULO 1 Visão Geral do TDAH
Prevalência do TDAH
Problemas escolares de crianças com TDAH
Subtipos de TDAH
Possíveis causas do TDAH
O impacto dos fatores situacionais sobre a gravidade dos sintomas de TDAH
TDAH como um transtorno de deficiência da resposta adiada
Resultado no longo prazo para crianças com TDAH
Visão geral dos capítulos subseqüentes
CAPÍTULO 2 Avaliação do TDAH nas Escolas
Ouso de critérios de diagnóstico na avaliação do TDAH nas escolas
Visão geral dos métodos de avaliação
Estágios da avaliação do TDAH
Considerações sobre o desenvolvimento na avaliação do TDAH
Implementação do modelo de avaliação
Exemplos de casos
Envolvimento dos profissionais da escola no processo de avaliação
Resumo
Apêndice 2.1 Código Híbrido de Observação na Escola para Crianças (Volpe&Lorah, 2000)
Apêndice 2.2 Critérios para o Sistema de Codificação do Comportamento Professor-Aluno
CAPÍTULO 3 TDAH e Dificuldades de Aprendizagem: Qual É a Ligação?
Associação do TDAH com déficits cognitivos
Associação do TDAH com fraca conquista acadêmica
Possíveis conexões causais entre o TDAH e problemas acadêmicos
Subtipos de TDAH com base nos déficits em habilidades acadêmicas
Diretrizes para a avaliação: TDAH e déficits no desempenho acadêmico
Exemplo de caso
Implicações para a intervenção
TDAH e educação especial
Resumo
Apêndice 3.1 Lista de Conferência de Zirkel para Determinar a Elegibilidade Legal para Alunos com TDA/TDAH
CAPÍTULO 4 Triagem, Identificação e Intervenção Precoces
TDAH em crianças pequenas
Procedimentos de triagem e diagnóstico
Intervenção precoce e estratégias de prevenção
Prevenção e intervenção baseadas na comunidade
Conclusões
CAPÍTULO 5 Estratégias de Intervenção Baseadas nas Escolas
Bases conceptuais das intervenções para problemas de atenção .......
Componentes básicos das intervenções em sala de aula
Procedimentos de manejo de contingência
Estratégias de automanejo
Estratégias eficientes de ensino
Instrução por colegas
Instrução assistida por computador
Modificações das tarefas e das instruções
Treinamento de estratégias
Considerações sobre o uso das intervenções com alunos do ensino médio
Oferta de apoio ao professor
Conclusão
CAPÍTULO 6 Terapia com Medicamentos
Tipos de medicamentos psicotrópicos empregados
Efeitos dos estimulantes sobre o comportamento
Possíveis efeitos colaterais dos estimulantes do sistema nervoso central
Quando recomendar um ensaio com medicamento
Como avaliar os efeitos do medicamento em sala de aula
Comunicação dos resultados ao médico que prescreveu o medicamento
Monitoramento contínuo da resposta ao medicamento
Limitações do tratamento com medicamentos estimulantes
Resumo
Apêndice 6.1 Tratamento do TDAH com Medicamento Estimulante: Material para Informação de Professores
CAPÍTULO 7 Intervenções Adjuntas para o TDAH
Intervenções baseadas na escola
Intervenções domésticas
Intervenções com eficácia limitada ou nenhuma eficácia
Resumo
CAPÍTULO 8 Comunicação com Pais, Profissionais e Estudantes
Diagnósticos do DSM e serviços educacionais
Treinamento e responsabilidades educacionais
Questões ligadas ao tratamento com medicamentos estimulantes
Comunicação entre os profissionais da educação e os pais
Comunicação com médicos e outros profissionais
Comunicação com os estudantes
Resumo
Apêndice 8.1 Sugestões de Leitura sobre TDAH e Dificuldades Relacionadas: para Pais e Professores
Apêndice 8.2 Carta de Encaminhamento a um Médico
Apêndice 8.3 Encaminhamento ao Médico para Possível Ensaio com Medicamento
Apêndice 8.4 Descrição do Ensaio com Medicamento para o Médico
Apêndice 8.5 Relatório dos Resultados do Ensaio com Medicamento para o Médico
CAPÍTULO 9 Conclusões e Rumos para o Futuro
Orientações para o futuro no trabalho com alunos com TDAH
Conclusões
Índice Remissivo