Um dos temas mais estudados atualmente no campo da saúde mental infantil é a hiperatividade. A criança hiperativa apresenta problemas comportamentais na escola e em casa, criando, assim, na maioria das vezes problemas para os pais e professores. Na área da educação ainda há muito que fazer, pois essas crianças são incompreendidas nas escolas, ocasionando, na maioria das vezes, recusa em que ermaneçam nessas escolas. Pergunta-se: qual é a função da escola?
Por outro lado, os sintomas de hiperatividade e impulsividade apresentados pela criança em casa ou em outros locais, com o passar dos tempos, fazem com que os pais percam a paciência, gerando, assim, animosidade e mesmo incompreensão entre a criança hiperativa e os pais.
Este livro procura abordar a hiperatividade e ser mais uma contribuição para compreender esse transtorno que merece especial atenção por parte dos profissionais da saúde, educadores e dos próprios pais. Acreditamos que a partir do conhecimento e da identificação de tais sintomas nas crianças, os profissionais poderão melhor intervir junto à família e à criança. Aborda, também, a hiperatividade em meninas. Pesquisas recentes mostram que a freqüência entre sexos praticamente é igualitária, e este trabalho realizado só com a população feminina é um marco na área da pesquisa científica com os infantes.
Sumário
Prefácio
A postura dos pais frente à hiperatividade infantil
Compreendendo o TDAH
A criança hiperativa
A ludoterapia na abordagem centrada na pessoa
Metodologia de pesquisa
Resultados e discussão
Considerações finais
Bibliografia
Apêndice
O TDAH em meninas: características especiais?
Estudo com crianças do sexo feminino
Instrumentos utilizados
Considerações finais
Bibliografia