"Neste livro, Maria Teresa Eglér Mantoan e Rosângela Gavioli Prieto adentram os labirintos da inclusão escolar analisando, com muito rigor científico e competência, suas diferentes facetas. No diálogo que estabelecem, abordam pontos polêmicos e controvertidos, que vão desde as inovações propostas por políticas educacionais e práticas escolares que envolvem o ensino regular e especial até as relações entre inclusão e integração escolar.
Para além de um respeitável debate acadêmico, os conceitos, idéias e valores contidos nesta obra são um verdadeiro convite à uma reflexão sobre nossas crenças e práticas, que muitas vezes acabam por nos distanciar de uma escola e de uma sociedade inclusivas. Entre pontos e contrapontos, as autoras transitam por caminhos insólitos e apresentam elementos profícuos para a construção de novos conhecimentos e de práticas educativas com vistas à plena inclusão escolar."
Sumário
1. Parte I - Inclusão escolar
2. Igualdade e diferenças na escola: como andar no fio da navalha
A questão igualdade-diferenças
Fazer valer o direito à educação no caso de pessoas com deficiência
3. Atendimento escolar de alunos com necessidades educacionais especiais: um olhar sobre as políticas públicas de educação no Brasil
Princípios, concepções e relações entre inclusão e integração escolar
As condições de atendimento escolar para os estudantes com necessidades educacionais especiais no Brasil
Formação de profissionais da educação para trabalhar com o atendimento de alunos com necessidades educacionais especiais no sistema regular de ensino
4. Parte II - Pontuando e contrapondo
5. Parte III - Entre pontos e contrapontos