Gostaria de ser avisado quando o produto estiver em estoque? Preencha os campos abaixo com seu nome e e-mail e clique em enviar!

Enviar

Teoria e prática em psicomotricidade

Autor: Geraldo Peçanha de Almeida

jogos, atividades lúdicas, expressão corporal e brincadeiras infantis

R$ 44,00
    ou em 5x de: R$ 8,80 sem juros
    Compartilhe essa página



    Ao se falar em psicomotricidade, estamos falando de humanização. de relações afetivas, de envolvimento do homem com os ambientes, com os fatos e com outras pessoas. Desta forma, além de definir os termos relacionados à psicomotricidade e apresentar práticas para diversas situações, o livro propõe um projeto de psicomotricidade de uma forma transdisciplinar, em que várias disciplinas escolares podem ser trabalhadas ao mesmo tempo sem se perderem os conteúdos e os ideais de um homem integrado à sua sociedade e a seu corpo,bem como sua forma de estar no mundo.
    Este livro mostra que, mesmo nas séries mais avançadas, como é o caso do ensino fundamental e do ensino médio, pode-se( e deve-se) pensar no homem completo, construir o homem integral e viver as dimensões da multiplicidade e da biodiversidade.
    Reconhecer o próprio corpo é a melhor maneira de encontrar o outro.

    Sumário

    Apresentaçâo

    Teorias e Conceitos

    O que é psicomotricidade?
    Quem é psicomotricista?
    Quais são sua áreas de atuação?
    Qual é a clientela atendida pelo psicomotricista?
    Em que mercado de trabalho o psicomotricista atua?
    A construção de ambientes educativos na multiplicidade dos espaços

    Formação do Psicomotricista Escolar

    O bicho papão de nossos dias: reflexões sobre o medo nas relações educacionais

    Coordenação Motora Ampla

    Definição
    Atividades que auxiliam o desenvolvimento da coordenação motora global
    Em papel
    Com tintas
    Com sucatas
    Com brincadeiras infantis
    Com bolas

    Coordenação Motora Fina

    Definição
    Atividades que auxiliam o desenvolvimento da coordenação motora fina
    Em papel
    Exercícios práticos para desenvolvimento da coordenação viso-motora
    Com tintas
    Com sucatas
    Brincadeiras infantis que auxiliam o desenvolvimento da coordenação motora fina
    Com bolas
    Massa de modelar para atividades que auxiliam o desenvolvimento da coordenação motora fina
    Brincadeiras que auxiliam o desenvolvimento da coordenação viso-motora

    Lateralidade

    Definição
    Atividades que auxiliam o desenvolvimento da lateralidade
    Em papel
    Com tintas
    Com sucatas
    Com brincadeiras infantis

    Desenvolvimento da Percepção Musical

    Definição
    Tipos de música que podem ser trabalhadas na escola
    Instrumentos que podem ser construídos com sucata
    Atividades que podem ser desenvolvidas a partir da música

    Desenvolvimento de Percepção Olfativa

    Definição
    Atividades que auxiliam o desenvolvimento da percepção olfativa

    Desenvolvimento de Percepção Gustativa

    Definição
    Atividades que auxiliam o desenvolvimento da percepção gustativa

    Desenvolvimento de Percepção Espacial

    Definição
    Atividades que auxiliam o desenvolvimento da percepção espacial
    As brincadeiras infantis que são ricas em conteúdos relacionados ao espaço

    Desenvolvimento de Percepção Temporal

    Definição
    Atividades que auxiliam o desenvolvimento da percepção temporal

    Desenvolvimento da Percepção Corporal

    Definição
    Atividades lúdicas e brincadeiras infantis que auxiliam o desenvolvimento da percepçãocorporal

    Seriação e Classificação

    Definição
    Atividades que auxiliam o desenvolvimento da senação

    Brincadeiras e Jogos Infantis

    Trabalhar a ansiedade
    Rever os limites
    Reduzir a descrença na autocapacidade
    Diminuir a depedência e possibilitar a autonomia
    Aprimorar as coordenações motoras
    Melhorar o controle segmentar
    Desenvolver percepção de ritmo
    Aumentar a atenção e a concentração
    Desenvolver antecipação e estratégia
    Ampliar o raciocínio lógico
    Desenvolver a criatividade
    Perceber a socialização e a coletividade

    Expressão corporal e teatro para séries finais e ensino médio

    Definição
    Atividade que auxilia o desenvolvimento da expressão corporal
    O teatrinho escolar: um sério problema a ser superado

    Projeto:
    vagamundeando pelos textos dramáticos

    Apresentação do projeto
    Justificativa e delimitação do projeto a ser executado na escola, na sala de aula

    Nível de aproximação
    Nível de estruturação
    Nível de criação
    Nível de experimentação
    Nível de forma e conteúdo
    Por onde devemos começar o trabalho com textos dramáticos na sala de aula?
    Cenário
    A biografia do autor
    A linha filosófico/ política da época da produção
    Quais são os elementos essenciais de um texto dramático?
    rubrica
    Intensidade das falas/ ou falta delas
    Caracterização das personagens
    Elementos cênicos
    Há divisões, fases, diferenças e outros aspectos a serem previamente considerados antes do início do trabalho com textos dramáticos?
    Exemplos de atividades que podem ser desenvolvidas
    O argumento
    O roteirro
    A construção da tessitura
    Exercícios de controle textual

    Referências  

  • Editora: 
  • Wak
  • Autor: 
  • Geraldo Peçanha de Almeida
  • Ano: 
  • 2014
  • Edição: 
  • 1
  • Número de páginas: 
  • 159
  • Acabamento: 
  • brochura
  • Formato: 
  • 14 x 21
  • Você já tem este produto?
    Opiniões dos Clientes
    Preencha o campo abaixo com seu e-mail para receber uma nova senha
    Enviar
    Para alterar seu e-mail, preencha corretamente os campos abaixo e clique em enviar
    Enviar
    X
    Agradecemos a sua compra: