A Ciência da Leitura se define por um conjunto de evidências de diferentes áreas, incluindo a Psicologia e as Neurociências. O estudo científico da leitura avançou enormemente nos últimos anos e se destaca pelos subsídios que traz para a compreensão da aprendizagem da linguagem escrita.
Esta obra apresenta contribuições dos mais proeminentes pesquisadores, brasileiros e estrangeiros, que discutem uma das principais necessidades da educação brasileira: a de ensinar com êxito a leitura e a escrita, base de todas as demais aprendizagens escolares.
Sumário
Prefácio
Maria Regina Maluf e Cláudia Cardoso-Martins
Capítulo 1. Entre a pré-leitura e a leitura hábil: condições e patamares da aprendizagem
José Morais, Isabel Leite e Régine Kolinsky
Capítulo 2. Aquisição da habilidade de leitura de palavras e sua influência na pronúncia e na aprendizagem do vocabulário
Linnea C. Ehri
Capítulo 3. Existe um estágio silábico no desenvolvimento da escrita em português? Evidência de três estudos longitudinais
Cláudia Cardoso-Martins
Capítulo 4. Epi/meta versus implícito/explícito: nível de controle cognitivo sobre a leitura e sua aprendizagem
Jean Emile Gombert
Capítulo 5. Como a ciência cognitiva forneceu as bases teóricas para resolução do “grande debate” sobre métodos de leitura em ortografias alfabéticas
William E. Tunmer
Capítulo 6. Alfabetização e consciência metalinguística: da leitura da palavra à leitura do texto
Alina Galvão Spinillo
Capítulo 7. Crianças com dificuldades inesperadas de compreensão de leitura
S. Helene Deacon e Xiuli Tong
Capítulo 8. O que sabemos (ou não sabemos) sobre a genética da leitura
Elena L. Grigorenko