Como identificar, prevenir e remediar numa abordagem fônica
SUMÁRIO
1. Uma perspectiva geral sobre leitura, escrita e suas relações com consciência fonológica
A evolução cultural da escrita,
A aquisição ontogênica da leitura e escrita,
As rotas usadas para leitura,
Características psicolingüísticas dos itens de leitura,
A importância da rota fonológica para o desenvolvimento da leitura,
Os principais padrões de disfunção da leitura,
O processamento fonológico como habilidade necessária à alfabetização: a consciência fonológica, o acesso ao léxico mental e a memória de trabalho fonológica,
Eficácia do procedimento para desenvolver a consciência fonológica,
2. Estudos piloto,
3. Procedimento para desenvolver consciência fonológica e ensinar correspondências grafo-fonêmicas: descrição das atividades,
Rimas e aliterações,
Consciência de palavras,
Consciência silábica,
Identidade fonêmica,
Consciência fonêmica,
Correspondência grafema-fonema,
4. Estudo 1: Aplicação do procedimento para desenvolver consciência fonológica e ensinar correspondências grafo-fonêmicas a crianças de pré 1 a 2a série de nível sócio-econômico médio,
Objetivos,
Método,
Resultados,
Discussão,
5. Estudo 2: Análises de follow-up do procedimento para desenvolver consciência fonológica e ensinar correspondências grafo-fonêmicas a crianças de pré 1 a 2ª série de nível sócio-econômico médio,
Objetivos,
Método,
Resultados,
Discussão,
6. Estudo 3: Aplicação do procedimento para desenvolver consciência fonológica e ensinar correspondências grafo-fonêmicas a crianças de 1a série de nível sócio-econômico baixo,
Introdução,
Objetivos,
Método,
Resultados,
Discussão,
7. Estudo 4: Análises de follow-up do procedimento para desenvolver consciência fonológica e ensinar correspondências grafo-fonêmicas a crianças de 1a série de nível sócio-econômico baixo,
Objetivos,
Método,
Resultados,
Discussão,
8. Discussão geral,
9. Dificuldades de leitura e escrita: uma perspectiva histórica sobre a busca das causas,
10. Implicações educacionais,
Referências bibliográficas,
Apêndices
Apêndice I - Prova de consciência fonológica,
Apêndice 2 - Lista de itens psicolingüísticos componentes da prova de leitura em voz alta,
Apêndice 3 - Tabelas preliminares de normatização da freqüência de erros na prova de leitura em voz alta para os níveis escolares pré 3, 1a e 2a séries no meio do ano escolar,
Apêndice 4 - Lista de itens psicolingüísticos componentes da prova de ditado,
Apêndice 5 - Tabelas preliminares de normatização da freqüência de erros na Prova de Ditado para os níveis escolares pré 3, 1a e 2a séries no meio do ano escolar,
Apêndice 6 - Tabelas preliminares de normatização dos escores na PCF para o início, meio e final do nível escolar,