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Problemas de Leitura e Escrita

Autor: Capovilla

Como identificar, prevenir e remediar numa abordagem fônica

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    Como identificar, prevenir e remediar numa abordagem fônica

    SUMÁRIO

    1. Uma perspectiva geral sobre leitura, escrita e suas relações com consciência fonológica

    A evolução cultural da escrita,

    A aquisição ontogênica da leitura e escrita,

    As rotas usadas para leitura,

    Características psicolingüísticas dos itens de leitura,

    A importância da rota fonológica para o desenvolvimento da leitura,

    Os principais padrões de disfunção da leitura,

    O processamento fonológico como habilidade necessária à alfabetização: a consciência fonológica, o acesso ao léxico mental e a memória de trabalho fonológica,

    Eficácia do procedimento para desenvolver a consciência fonológica,

    2. Estudos piloto,

    3. Procedimento para desenvolver consciência fonológica e ensinar correspondências grafo-fonêmicas: descrição das atividades,

    Rimas e aliterações,

    Consciência de palavras,

    Consciência silábica,

    Identidade fonêmica,

    Consciência fonêmica,

    Correspondência grafema-fonema,

    4. Estudo 1: Aplicação do procedimento para desenvolver consciência fonológica e ensinar correspondências grafo-fonêmicas a crianças de pré 1 a 2a série de nível sócio-econômico médio,

    Objetivos,

    Método,

    Resultados,

    Discussão,

    5. Estudo 2: Análises de follow-up do procedimento para desenvolver consciência fonológica e ensinar correspondências grafo-fonêmicas a crianças de pré 1 a 2ª série de nível sócio-econômico médio,

    Objetivos,

    Método,

    Resultados,

    Discussão,

    6. Estudo 3: Aplicação do procedimento para desenvolver consciência fonológica e ensinar correspondências grafo-fonêmicas a crianças de 1a série de nível sócio-econômico baixo,

    Introdução,

    Objetivos,

    Método,

    Resultados,

    Discussão,

    7. Estudo 4: Análises de follow-up do procedimento para desenvolver consciência fonológica e ensinar correspondências grafo-fonêmicas a crianças de 1a série de nível sócio-econômico baixo,

    Objetivos,

    Método,

    Resultados,

    Discussão,

    8. Discussão geral,

    9. Dificuldades de leitura e escrita: uma perspectiva histórica sobre a busca das causas,

    10. Implicações educacionais,

    Referências bibliográficas,

    Apêndices

    Apêndice I - Prova de consciência fonológica,

    Apêndice 2 - Lista de itens psicolingüísticos componentes da prova de leitura em voz alta,

    Apêndice 3 - Tabelas preliminares de normatização da freqüência de erros na prova de leitura em voz alta para os níveis escolares pré 3, 1a e 2a séries no meio do ano escolar,

    Apêndice 4 - Lista de itens psicolingüísticos componentes da prova de ditado,

    Apêndice 5 - Tabelas preliminares de normatização da freqüência de erros na Prova de Ditado para os níveis escolares pré 3, 1a e 2a séries no meio do ano escolar,

    Apêndice 6 - Tabelas preliminares de normatização dos escores na PCF para o início, meio e final do nível escolar,

  • Editora: 
  • Memnon
  • Autor: 
  • Capovilla
  • Ano: 
  • 2004
  • Edição: 
  • 3
  • Número de páginas: 
  • 251
  • Acabamento: 
  • Brochura
  • Formato: 
  • 16x23
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