Desde a publicação de Distúrbios de Leitura e Escrita: teoria e prática, primeiro livro das autoras publicado pela Manole em 2002, o conhecimento científico na área da Linguagem Escrita se expandiu bem como a experiência das autoras, tanto na clínica como na pesquisa e docência, contribuindo para que um novo projeto de livro fosse idealizado.
Transtornos de Linguagem Escrita: teoria e prática mantém a proposta anterior de abordar as evidências científicas e suas implicações para a prática clínica e educacional, porém de forma atualizada, ampliada e aprofundada. São discutidos temas como as diversas teorias de aquisição e desenvolvimento da linguagem, a relação da linguagem oral com a linguagem escrita, a definição e caracterização dos transtornos de sua aprendizagem, além de descrever as bases para uma avaliação e intervenção para estes transtornos.
O livro conta ainda com um site especialmente desenvolvido para ele no qual diversos materiais complementares estarão disponíveis para download.
Sumário
Parte I - Aquisição e desenvolvimento da linguagem escrita
1. Relação entre a linguagem oral e linguagem escrita
2. Desenvolvimento das habilidades de decodificação, fluência e compreensão de leitura
3. Desenvolvimento das habilidades de codificação e de elaboração da escrita
Parte II - Transtornos de linguagem escrita e dislexia
4. Definição e caracterização dos transtornos de linguagem escrita e dislexia
5. Fatores intrínsecos e extrínsecos relacionados aos distúrbios específicos de leitura
6. Transtornos de linguagem escrita decorrentes de outros transtornos
Parte III - Identificação e intervenção dos transtornos de linguagem escrita
7. Princípios gerais da avaliação da linguagem escrita
8. Intervenção da linguagem escrita e estimulação do processamento fonológico
9. Estimulação do processamento ortográfico e da elaboração escrita
10. Estimulação do processamento semântico-contextual
11. Estimulação da leitura; decodificação e compreensão
12. Estimulação das habilidades complementares
Índice remissivo
Anexos