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A Intervenção Fonoaudiológica nas Alterações da Linguagem Infantil

Autor: Zorzi
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    O objetivo deste livro é abordar questões ligadas ao desenvolvimento e às alterações da linguagem, acompanhando, inicialmente a evolução do processo geral de comunicação que nas fases mais elementares, constitui-se de forma não verbal. Porém. em termos evolutivos, a linguagem não é uma conduta independente, estando estreitamente relacionada ao desenvolvimento da inteligência e de habilidades de interação social: o é no sentido de buscar as relações entre comunicação, inteligência e socialização que esta obra caminha, a fim de possibilitar uma visão mais completa dos fatores que estão envolvidos no desenvolvimento normal da linguagem e cujas alterações podem estar determinando por outro lado, os distúrbios que denominamos como retardos ou atrasos.

    O Autor

    Sumário
    1ª Parte
    ASPECTOS EVOLUTIVOS DA COMUNICAÇÃO E DO SIMBOLISMO INFANTIL E SUA APLICAÇÃO NA COMPREENSÃO E DIAGNÓSTICO DOS DISTÚRBIOS DE
    AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM
    Introdução.
    1. A Evolução da Brincadeira Simbólica
    2. O Desenvolvimento da Comunicação Pré -Verbal
    3. Linguagem e Representação.
    4. Relações entre o Brinquedo Simbólico e a Evolução da Linguagem
    5. Os Níveis de Evolução da Brincadeira Simbólica e as Alteraçõ es de Aquisição da Linguagem
    2ª Parte
    DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E OS DISTÚRBIOS DE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM
    6. Linguagem e Desenvolvimento Cognitivo
    7. As Etapas Iniciais do Desenvolvimento Infantil
    8. 0 Período Representativo
    3ª Parte
    APLICAÇÕES CLÍNICAS
    9. A Avaliação de Crianças Pequenas
    10. Aspectos Diagnósticos das Alterações da Linguagem Infantil
    11. Classificando os Distúrbios de Aquisição de Linguagem
    12. Planejando um Trabalho de Intervenção Fonoaudiológica
    13. O que Enfatizar no Trabalho Terapêuti co: Diretrizes Gerais.
    14. Estimulando o Desenvolvimento de Condutas Imitativas em Todos os Casos de Alterações
    15. Estimulando o Desenvolvimento Infantil através da Atividade Sensório Motora
    16. 0 Que Podemos Considerar como Sucesso na Terapia?
    17. O Encaminhamento Escolar: o Papel da Escola
    18. Os Trabalhos de Orientação Familiar
    19. Tendências Evolutivas das Alterações da Linguagem Infantil
    4ª Parte
    O DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL ENTRE ALTERAÇÕES DA FALA E ALTERAÇÕES DA LINGUAGEM
    20. Aspectos da Linguagem
    21. Alterações da Fala ou Alterações da Linguagem
    22. Principais Grupos de Patologias em que Ocorrem Alterações de Linguagem, em Geral Acompanhadas de Alterações da Fala
    23. Implicações Terapêuticas
    24. A Terapia Articulatória e a "Automatização" de Novos Fo nemas
    25. Perguntas que Pais e Professores Costumam Fazer a Respeito dos Problemas de Fala
    Bibliografia.
    Índice Remissivo.

  • Editora: 
  • Revinter
  • Autor: 
  • Zorzi
  • Ano: 
  • 2002
  • Edição: 
  • 2
  • Número de páginas: 
  • 154
  • Acabamento: 
  • Brochura
  • Formato: 
  • 16x22
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