Questões clínicas e educacionais
Este livro descreve o que ler e escrever significaram, os desafios que representam , assim como um conjunto de conhecimentos que clínicos e educadores devem ter para poder atuar e ter a possibilidade de diferenciar, compreender e buscar a reais dificuldades de aprendizagem.
Sumário
1. A aprendizagem da linguagem escrita: indo além dos distúrbios
2. As fases de construção do letramento infantil e o desenvolvimento da consciência fonológica
3. A apropriação da ortografia do português por crianças de primeira a Quarta séries do ensino fundamental: o que é fácil e o que é difícil
4. Trabalhando com as alterações ortográficas: estudo de caso ilustrativo e plano de atuação pedagógico/terapêutico
5. Distúrbios da linguagem escrita, da oralidade e distúrbios da aprendizagem: contribuições da fonoaudiologia
6. O espelhamento de letras na escrita infantil: o que isso pode significar
7. O aprendizado da ortografia: processos gerativos e de memorização
8. Algumas considerações a respeito dos processos de atenção e de seus distúrbios
9. Fonoaudiologia e educação: encontros, desencontros e a busca de uma atuação conjunta