Este livro foi organizado pela coordinadora e vice-coordenadora do Departamento de Linguagem da Sociedade Brasilieira de Fonoaudiologia da gestão 2014/2016, com o objetivo de registrar e divulgar os avanços da área de linguagem e proporcionar aos fonoaudiólogos, estudantes e profissionais de áreas afins um material estruturado, de excelência, escrito por fonoaudiólogos e convidados, expertises de suas áreas de atuação no cenário nacional.
Sumário
Parte 1 - Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem
Cap. 1 - Teorias de Aquisição da Linguagem: Reflexões Acerca de Diferentes Estudos
Cap. 2 - Desenvolvimento típico de Linguagem e a Importância para a Identificação de suas Alterações na Infância
Cap. 3 - Desenvolvimento Fonológico
Cap. 4 - atualizaçãosobre o Desenvolvimento da Linguagem Escrita: Evidências Científicas
Cap. 5 - Envelhecimento e Linguagem
Cap. 6 - Aquisição de Linguagem: Refletindo sobre a Criança Surda e a Língua de Sinais
Cap. 7 - Promoção e Prevenção da Linguagem na Infância
Parte 2 - Avaliação da Linguagem
Cap. 8 - Avaliação da Linguagem Infantil
Cap. 9 - Avaliação da Comunicação Mediada pela Escrita
Anexo 1
Cap. 10 - Avaliação da Fluência
Cap. 11 - Avaliação da linguagem para Uso da Comunicação Alternativa
Cap. 12 - Aspectos Clínicos e Neuropatológicos dos Distúrbios de Linguagem
Cap. 13 - Linguagem, Atenção, Memórias e Funções executivas: Interfaces à Luz da Neuropsicologia e Implicações para a Prática Clínica
Parte 3 - Diagnóstico Diferencial
Cap. 14 - Diagnóstico Diferencial dos Transtornos da Linguagem Infantil
Cap. 15 - Diagnóstico Diferencial dos Transtornos da Linguagem Escrita
Cap. 16 - Diagnóstico Diferencial dos Distúrbios da Fluência
Cap. 17 - Diagnóstico Diferencial dos Transtornos Fonológicos
Cap. 18 - Diagnostico Diferencial dos Transtornos da Linguagem em Adultos
Parte 4 - Processos de Intervenção
Cap. 19 - Processos de Intervenção no Atraso de Linguagem Infantil
Cap. 20 - Processos de Intervenção nos Distúrbios de Linguagem Infantil
Cap. 21 - Processos de Intervenção no Desvio Fonológico
Cap. 22 - Processo de Intervenção com os Transtornos da Leitura e da Escrita: Diretrizes para a Identificação Precoce e a Remediação Fonoaudiológica
Cap. 23 - Processos de Intervenção nos Distúrbios da Fluência
Cap. 24 - Processos de Intervenção de Linguagem por Medio de Comunicação Alternativa
Cap. 25 - Processo de Intervenção Neuropsicológica das Afasias
Parte 5 - Atualização em Linguagem
Cap. 26 - Políticas Públicas em Linguagem
Cap. 27 - Prática Baseada em Evidências e Geração de Conhecimento
Cap. 28 - Publicações Fonoaudiológicas em Periódicos Brasileiros: Níveis de Evidência Científica da Produção na Área de Linguagem
Cap. 29 - Pesquisa em Telessaúde e Linguagem
Cap. 30 - Língua de Sinais na Fonoaudiologia: Perspectivas para uma Nova Visão da Atenção à Saúde da Comunicação