Neste livro são discutidos processos linguístico-cognitivos de surdos que se envolvem em interações sociais através da língua brasileira de sinais e da língua portuguesa(em diferentes níveis de capacidade de uso),além de participarem cotidianamente de práticas de comunicação que se compõe da superposição de sinais e fala.A autora busca problematizar as repercussões dessa complexa experiência de linguagem para a vida escolar do surdo, tão cheia de obstáculos, enfatizando as condições oferecidas por projetos educacionais que instrumentalizam os sinais mas não incluem o uso da língua brasileira de sinais no trabalho pedagógico.As discussões, que estão referenciadas na abordagem histórico-cultural em Psicologia, em especial no pensamento de L.S.Vygotsky, focalizam o papel da liguagem no desenvolvimento da pessoa surda e na formação de sua identidade.O texto destina-se tanto a educadores e pesquisadores atuantes na área da surdez, quanto a leitores que se interessam por questões gerais da constituição social dos processos humanos, sobretudo aquelas concernentes às relações entre linguagem e pensamento.
Sumário
Capítulo Um
O Surdo na Escola: A Escrita, A Fala e os Sinais
Problemas identificados nos Textos de Alunos Surdos
Manifestações de Alunos Surdos sobre suas Experiências de Linguagem
A Professora de Surdos: Um relato sobre Problemas no Trabalho Pedagógico com a Linguagem
Capítulo Dois
O Papel da Linguagem no Desenvolvimento Humano
Questões Relativas à Condição de Surdez
Capítulo Três
Orientações Educacionais para o Surdo
Questões sobre a integração Social da Pessoa Surda
A comunicação Birmodale a Educação da Pessoa Surda
A comunicação Bimodal e o Reconhecimento da Condição Bilíngue pelo Surdo
Capítulo Quatro
A Experiência Escolar e a Linguagem:
Fragmentos da História de Vida de uma Jovem Surda
As experiências com a Língua Portuguesa e com a Língua Brasileira de Sinais