A Psicopedagogia na Relação Sujeito, Família e Escola
Sumário
Visão geral da aprendizagem em uma perspectiva psicopedagógica
A escola
Refletindo sobre o comportamento de professores e alunos em sala de aula
Importância do reconhecimento das etapas do desenvolvimento cognitivo em sala de aula
Período sensório-motor
Período pré-operatório
Período operatório concreto
Período operatório formal/abstrato ou hipotético dedutivo
Enganar a quem?
Estimulando o racioncínio
Modalidades de aprendizagem do sujeito
Noção de tarefa
Repensando a metodologia em sala de aula
Comunicação em sala de aula
Aprimorando o olhar em sala de aula
A familia
Primeiras aprendizagens no âmbito familiar
Detectando problemas
Sintoma
Superproteção
Negligência ou desinformação?
Afetividade em equilibrio
Insegurança da família em relação a escola
O sujeito
Diferenciando transtornos de aprendizagem e problemas de aprendizagem
TDAH - Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade
Dislexia ou má alfabetização
Discalculia ou aversão à Matemática
Disgrafia
Disortografia