Escrito de forma simples e objetiva, este livro promove um encontro entre o teatro e a fonoaudiologia, analisando a criação teatral do ponto de vista da voz e da fala. Abordando desde o processo respiratório até o aquecimento vocal, a obra é útil para profissionais da voz que atuam nas mais variadas áreas.
Sumário
Prefácio à quinta edição
Considerações gerais
Introdução
I.CORPO
01. Considerações gerais
02. Imagem corporal
03. Postura corporal
04. Os pés
05. Os joelhos
06. O pescoço
07. As articulações
08. O relaxamento
09. O aquecimento muscular pré-cênico
II.VOZ
01. O ter uma voz
02. Sistema respiratório
03. Seios paranasais
04. Faringe
05. Laringe e pregas vocais
06. Traquéia, brônquios e alvéolos
07. Pulmões
08. Diafragma
09. Respiração
10. Como respirar
11. Apoio respiratório
12. Manifestações respiratórias
13. Abarriga
14. Curva de queima
15. Nasalidade
16. Higiene da voz
17. Imagem vocal
18. Aquecimento vocal pré-cênico
III.PALAVRA
01. Valor da palavra
02. O ouvir
03. Partitura do ator
04. Articulação da palavra
05. Visualização da palavra
Conclusão
Notas
Bibliografia