A comunicação alternativa aborda novas soluções para as pessoas que, por causas congênitas ou adquiridas, não podem utilizar a fala para se comunicar ou não podem escrever manualmente. Esta obra descreve de forma extenso e atualizada um amplo conjunto de sistemas de sinais, ajudas técnicas, princípios teóricos e exemplos de casos práticos para que profissionais e a família possam utilizá-los a fim de ensinar comunicação e linguagem. O livro é desenvolvido de modo a facilitar estratégias para a avaliação e interpretação dirigida a crianças, jovens e adultos com paralisia cerebral, retardo mental, distrofias musculares, distúrbios neurológicos, traumatismos, afasia ou outros transtornos que podem alterar a fala ou a escrita naturais.
Os estudantes de fonoaudiologia, psicologia, pedagogia, magistério e outras especialidades relacionadas a saúde, educação e outros serviços sociais encontrarão nesta obra informações abrangentes apresentadas de modo aprazível e didático. Os professores em atuação poderão aprender novas estratégias e técnicas para serem aplicadas em centros de assistência, escolas, hospitais, centro de terapia ocupacional e demais estabelecimentos que desenvolvam atividades em prol da capacitação e da qualidade de vida das pessoas com problemas de habilidade física e mental.
Sumário
Capítulo 1 -Introdução
Capítulo 2 - Sistema de sinais manuais e gráficos: características e critérios de uso
Capítulo 3 - Uso de ajudas técnicas para comunicação, o jogo, a mobilidade e o controle do meio: uma abordagem habilitadora
Capítulo 4 - Ajudas de alta tecnologia para o acesso à comunicação e à escrita
Capítulo 5 - O processo de avaliar e tomar decisões
Capítulo 6 - Atendimento precoce: início da comunicação aumentativa e dos jogos adaptados
Capítulo 7 - Primeiros passos da comunicação com sinais manuais
Capítulo 8 - Desenvolvimento inicial da comunicação com uma prancha pictográfica
Capítulo 9 - Comunicação e acesso ao currículo escolar para alunos que utilizam sistemas aumentativos
Capítulo 10 - Técnicas de ensino de leitura e escrita para alunos com problemas graves de motricidade e de fala
Capítulo 11 - Uso de sinais manuais e gráficos no processo de escolarização de uma criança com síndrome de Down
Capítulo 12 - Uso de ajudas técnicas para a comunicação, o desenho e a escrita num aluno com deficiência motora
Capítulo 13 - O processo de integração na escola comum para uma aluna que utiliza sistemas aumentativos de comunicação
Capítulo 14 - A comunicação aumentativa no processo de habilitação dos adultos com deficiência para falar ou escrever
Capítulo 15 - O computador, uma necessidade para o deficiente
Capítulo 16 - Habilitação da escrita e da mobilidade para uma estudante universitária
Capítulo 17 - Comunicação aumentativa, trabalho e lazer na oficina ocupacional
Capítulo 18 - Utilização dos sistemas aumentativos e alternativos de comunicação na reabilitação das afasias
Capítulo 19 - Uso de sistemas de sinais e ajudas técnicas no processo de reabilitação da afasia