Descrição
Alfabetizar-se implica compreender além da consciência fonológica (percepção das letras e seus sons) a consciência fonêmica, ou seja, saber as características de cada letra e em que posição devem estar para que a palavra seja lida/escrita corretamente. Todo esse processo é muito abstrato e dificultoso para os aprendizes iniciais.
Nesse novo material, Baralhinho de Boquinhas, as letras e suas respectivas bocas (articulemas) são apresentadas, para que o usuário fixe esse aprendizado, de maneira simples e concreta. Cada letra consoante é repetida duas vezes e as vogais 5 vezes, para que palavras reais possam ser formadas e escritas.
O Método das Boquinhas, fonovisuoarticulatório, auxilia esse processo de maneira simples e natural, mostrando a boca que articula os sons das letras, deixando a aprendizagem concreta, rápida e autônoma. Note que ao nome da letra não é dada ênfase e sim ao seu som e boca que o articula. Maiores informações: www.metododasboquinhas.com.br
Indicação
Crianças a partir de 4 anos de idade, e/ou aprendizes iniciantes da leitura e escrita;
Uso clínico, escolar e/ou domiciliar.
Conteúdo
65 cartelas plastificadas, com imagens das bocas, sendo 2 de cada letra consoante (margem verde) e 5 de cada vogal (margem vermelha).
Objetivos
Como jogar
Esse baralhinho pode ser usado de muitas maneiras, individualmente, ou junto com qualquer outro jogo, como recurso de aprendizagem. Individualmente pode-se escrever e ler palavras ditadas, de figuras, parear letras/bocas iguais, explorando seus sons/articulações; sortear formando pares de letras iguais, colar em lousas, roupas, partes de palavras, sílabas, etc. Esse é, portanto, um recurso de fixação do trabalho para qualquer metodologia de alfabetização.
Observação
Repare que na metodologia Boquinhas agrupam-se sílabas de acordo com sua boca/som e não sua letra. Assim, a família silábica do S contém também as sílabas CE-CI-Ç, porque todas essas letras são pronunciadas pela mesma boca. E assim por diante para C/QU; J/GE-GI; X/CH; Z/SA, R/RR, etc.