Alfabetizar-se implica compreender além da consciência fonológica (percepção das letras e seus sons) a consciência fonêmica, ou seja, saber as características de cada letra e em que posição devem estar para que a palavra seja lida/escrita corretamente. Todo esse processo é muito abstrato e dificultoso para os aprendizes iniciais.
Nesse novo jogo Vira Sílabas de Boquinhas, inaugurando a nova parceria entre as autoras Renata Jardini e a coautora Maira Cristina Suardi Farias, trabalha-se a ordem das sílabas e a compreensão intrassilábica nas palavras. Aqui nesse jogo, todas figuras possuem sílabas de formação simples (fonema de uma consoante + vogal). Os dígrafos foram considerados sílabas simples.
Duas classes de figuras são apresentadas: dissílabas (margem verde), que aparecerão também, em tamanho menor, nas sílabas/bocas que as contém e trissílabas (margem laranja), que nem sempre são mostradas em suas bocas/sílabas.
Indicação
Crianças a partir de 4 anos de idade, e/ou aprendizes iniciantes da leitura e escrita;
Uso clínico, escolar e/ou domiciliar.
Conteúdo
80 cartelas com imagens de palavras, sendo 60 dissílabas (margem verde) e 20 trissílabas (margem laranja);
90 cartelas com bocas/sílabas, com as figuras em que elas participam, a maioria dissílabas. Nem todas as sílabas simples do alfabeto foram usadas.
1 cartela de Boquinhas e suas letras correspondentes.
Objetivos
Compreender as letras que compõem as sílabas;
Compreender a hipótese de escrita silábico-alfabética;
Compreender a ordem das sílabas nas palavras;
Compreender a consciência fonoarticulatória (bocas);
Compreender a conversão grafofonêmica (boca/letra/som) viabilizada pela boca;
Desenvolver a percepção e memória visual.