Conhecer o funcionamento do cérebro pode ser a chave para o estímulo de um desenvolvimento cognitivo saudável. Esta é a idéia central da obra ?Neurociência aplicada à aprendizagem?, organizada por Telma Pantano e Jaime Luiz Zorzi e que traz literatura de 15 profissionais da área da saúde.
-Introdução as neurociências
-Atenção e memória
-Crescimento, desenvolvimento e envelhecimento do sistema nervoso
-Funções visuoconstrutivas, praxias e agnosias
-Linguagem e cognição
-Processamento auditivo central
-Aprendizagem e habilidades acadêmicas
-A análise do processamento ortográfico e suas implicações no diagnóstico dos transtornos de aprendizagem
-Avaliação das funções cognitivas na criança, no adolescente e no adulto
-Neurociência na educação I e II
Sumário
Capítulo 1 - Introdução as neurociências
Capítulo 2 - Atenção e memória
Capítulo 3 - Crescimento, desenvolvimento e envelhecimento do sistema nervoso
Capítulo 4 - Funções Vísuo-construtivas, praxias e agnosias
Capítulo 5 - Pensamento, inteligência e funções executivas
Capítulo 6 - Linguagem e cognição
Capítulo 7 - Processamento auditivo central
Capítulo 8 - Aprendizagem e habilidades acadêmicas
Capítulo 9 - A análise do processamento ortográfico e suas implicações no diagnóstico dos transtornos de aprendizagem
Capítulo 10 - Avaliação das funções cognitivas na criança, no adolescente e no adulto
Capítulo 11 - Neurociência na educação I
Capítulo 12 - Neurociência na educação II