Gostaria de ser avisado quando o produto estiver em estoque? Preencha os campos abaixo com seu nome e e-mail e clique em enviar!

Enviar

Pensamento Sequencial - Série 1

Autor: Jaime Zorzi

Atividades narrativas para estimulação da linguagem, da função executiva, do raciocínio lógico-temporal e da percepção de sensações e emoções

R$ 75,00
    ou em 5x de: R$ 15,00 sem juros
    Compartilhe essa página


    Material: 11 sequências formando cenas do cotidiano para serem ordenadas e narradas pelas crianças, na forma de narrativas ou relatos.

    2 sequências com 3 figuras cada.
    9 sequências com 6 figuras cada.

    A habilidade para analisar, compreender, ordenar e narrar fatos que se desenrolam a partir de relações temporais e de causa e efeito, demanda uma série de processos cognitivos de alto nível, os quais são primordiais para a aprendizagem e para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita. Compreender e narrar fatos de uma forma clara, detalhada, precisa e coerente, corresponde a uma das mais fortes demandas do ponto de vista da linguagem e das interações sociais.

    As atividades propostas por este material têm por objetivo estimular processos envolvendo a comm envolvem memória de curto e longo prazos, assim como capacidades para planejar, regular e realizar ações. Adicionalmente, uma série de situações, envolvendo reações e sentimentos de personagens, propiciam oportunidades bastante favoráveis para um enfoque sócio emocional, na medida em que permitem a análise e o entendimento de sensações e emoções.

    Sugestões para o clínico ou professor realizar atividades Individuais e em grupos:

    Converse com as crianças sobre sequências de ações que fazem parte da rotina diária, como por exemplo, lavar as mãos para almoçar, sentar-se à mesa, comer, escovar os dentes e assim por diante.

    Selecione uma das sequências com 3 figuras, organize-as na ordem correta, seguindo a direção da esquerda para a direita e narre os acontecimentos que cada uma delas está representando. Use, de maneira enfática, palavras que se referem a relações de tempo como “primeiro”, “depois”, “em seguida”, “antes”, “então”, etc. Evite descrever as figuras, simplesmente, sem estabelecer relações entre elas. Após seu próprio relato, o adulto deve pedir para que a criança reconte os fatos, na ordem em que eles aconteceram. Explore relações causais com perguntas envolvendo “por que” e “como”.

    Selecione a segunda sequência com 3 figuras e ofereça-as para que a criança as coloque na ordem adequada, também seguindo a direção da esquerda para a direta. Peça que, após a ordenação, a criança narre os acontecimentos. Chame a atenção para a importância de seguir a ordem correta dos fatos, identificando o que vem antes e o que vem depois. Reelabore a narrativa, enfatizando os elementos de ligação temporal e causal implícitas. Após o modelo dado pelo adulto (pais, clínico ou professor), solicitar que a criança novamente relate a sequência, usando a mesma estratégia narrativa oferecida pelo modelo.

    Ofereça as sequências mais longas, com 6 figuras, uma de cada vez, de acordo com a ordem de complexidade existente. Sugestão de apresentação:
    A volta da escola;
    Vamos construir uma casa;
    A espera do ônibus;
    Consulta ao médico;
    O gato guloso;
    Os estragos de um temporal;
    Chuva na praia;
    A estante;
    Jogando bola na calçada.

    Peça para que a criança ordene as 6 figuras, da esquerda para a direita, de acordo com os acontecimentos e que narre os fatos que estão sendo representados. Incentivar o uso dos elementos verbais relativos a tempo, espaço e causalidade. Explorar os sentimentos e reações dos personagens, como alegria, tristeza, preocupação, medo, susto, surpresa e assim por diante. Faça perguntas envolvendo fatores causais, temporais e sócio emocionais, como por exemplo, o que um determinado personagem pode estar sentindo ou pensando.

    Faça o seu relato, como adulto, enriquecendo a descrição dos fatos e peça para que a criança reconte, tendo como referência o modelo de narrativa do adulto.

    Peça para que a criança analise atentamente as sequências e proponha novos acontecimentos ou mudanças possíveis.

    Incentive a criança a criar suas próprias sequências, desenhando-as, narrando-as e escrevendo-as no caso de já ter alcançado um nível alfabético de escrita. 

  • Autor: 
  • Jaime Zorzi
  • Ano: 
  • 2017
  • Formato: 
  • 9 x 9 x 2
  • Você já tem este produto?
    Opiniões dos Clientes
    Preencha o campo abaixo com seu e-mail para receber uma nova senha
    Enviar
    Para alterar seu e-mail, preencha corretamente os campos abaixo e clique em enviar
    Enviar
    X
    Agradecemos a sua compra: