Proposta de Avaliação das Dificuldades Escolares − como instrumento fonoaudiológico para avaliar alunos brasileiros dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º) com queixa de dificuldade de aprender na escola.
É uma proposta de avaliação qualitativa e individual, que abrange aspectos do aprendizado e do desenvolvimento da leitura, da escrita e da matemática, para cada ano escolar, complementada com a avaliação da linguagem oral e de outros aspectos fonoaudiológicos, como: fluência, voz e motricidade orofacial.
A PROADE busca oferecer aos fonoaudiólogos e profissionais de áreas afins (psicólogos, psicopedagogos, dentre outros) subsídios sistematizados para sua aplicação e interpretação dos resultados, bem como conhecer, de forma mais detalhada possível, o processo de aprendizagem e desenvolvimento do aluno, sem a intenção de nivelar ou classif car, mas sim para se ter argumentos para se propor uma intervenção mais diretiva, que contribua com o progresso do aluno como um todo, incluindo-se o escolar.
Destacamos que a interpretação dos resultados estará, inevitavelmente, na dependência da formação do profissional e da compreensão/conhecimento que ele tem dos aspectos avaliados.
Os aspectos avaliados e os instrumentos propostos na PROADE são:
Informações Iniciais e anamnese
Aspectos psicossociais e comunicativos gerais
Linguagem oral
Leitura oral
Escrita
Aprendizagem em matemática
Material escolar e outros documentos
Rotina escolar
A PROADE é composta por dois cadernos.
Caderno 1 - Apresentação e os Componentes, com as orientações para aplicação, os roteiros de registro de análise das atividades propostas, bem como com as considerações teóricas pertinentes aos aspectos avaliados, visando a explicar os procedimentos da avaliação, bem como a orientar o diagnóstico e as propostas de intervenção.
Caderno 2 - Aplicação, com as atividades avaliativas para cada ano escolar.
SUMÁRIO
Volume 1
I - Apresentação
II - Componentes
III - Instruções
IV - Roteiros para Registro e Análise
Informações Iniciais e Anamnese
Observação dos Aspectos Psicossociais e Comunicativos Gerais
Avaliação da Linguagem Oral - versão fonoaudiólogos
Avaliação da Linguagem Oral - versão não fonoaudiólogos
Avaliação da Leitura
Avaliação da Escrita
Avaliação da Aprendizagem em Matemática
Observação do Material Escolar e Outros Documentos
Verificação da Rotina Escolar
Conclusão da Avaliação
V - Considerações Teóricas
Volume 2
1 - Instrumentos para a Avaliação da Linguagem Oral
Perguntas dirigidas: contato inicial
Figuras para nomeação
Lista de palavras para repetição oral
Cenas para elaboração oral
Sequência lógica de figuras para elaboração oral
Perguntas da sequência lógica temporal
2 - Instrumentos para a avaliação da leitura
Leitura das letras maiúsculas e minúsculas do alfabeto
Leitura de palavras
Leitura de letras/vogais, sílabas simples e palavras conhecidas (12 ano)
Textos:
O papagaio da dona Emília (1 2 ano)
No tempo dos meus bisavós (22 ano)
Preguiça (22 ano)
Produtos Industrializados (32 ano)
Ninguém é igual a ninguém (32. ano)
Carrapinhão (42 ano)
O toco do lápis (42. ano)
A incapacidade de ser verdadeiro (52. ano)
A bola (52. ano)
3 - Instrumentos para a avaliação da compreensão de leitura
4 - Instrumentos para a avaliação da escrita
Escrita a partir de figuras
Lista de palavras para ditado (1 Q, 2Q, 32, 42, 52 anos)
Cenas para a Elaboração Escrita
Produção de escrita a partir de histórias em sequência
5 - Instrumentos para a avaliação da aprendizagem em matemática
6 - Gabarito - Avaliação da aprendizagem em matemática
7 - Gabarito - Avaliação da compreensão de leitura
8 - Bibliografia dos textos da avaliação de leitura
Sobre as Autoras