Gostaria de ser avisado quando o produto estiver em estoque? Preencha os campos abaixo com seu nome e e-mail e clique em enviar!

Enviar

PROADE - Proposta de Avaliação das Dificuldades Escolares

Autor: Stella Maris Cortez Bacha / Maria Rita Figueiredo Toledo Volpe

Anos Iniciais do Ensino Fundamental

De: R$150,00 Por: R$ 135,00
    ou em 5x de: R$ 27,00 sem juros
    Compartilhe essa página



    Proposta de Avaliação das Dificuldades Escolares − como instrumento fonoaudiológico para avaliar alunos brasileiros dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º) com queixa de dificuldade de aprender na escola.

    É uma proposta de avaliação qualitativa e individual, que abrange aspectos do aprendizado e do desenvolvimento da leitura, da escrita e da matemática, para cada ano escolar, complementada com a avaliação da linguagem oral e de outros aspectos fonoaudiológicos, como: fluência, voz e motricidade orofacial.

    A PROADE busca oferecer aos fonoaudiólogos e profissionais de áreas afins (psicólogos, psicopedagogos, dentre outros) subsídios sistematizados para sua aplicação e interpretação dos resultados, bem como conhecer, de forma mais detalhada possível, o processo de aprendizagem e desenvolvimento do aluno, sem a intenção de nivelar ou classif car, mas sim para se ter argumentos para se propor uma intervenção mais diretiva, que contribua com o progresso do aluno como um todo, incluindo-se o escolar.

    Destacamos que a interpretação dos resultados estará, inevitavelmente, na dependência da formação do profissional e da compreensão/conhecimento que ele tem dos aspectos avaliados.

    Os aspectos avaliados e os instrumentos propostos na PROADE são:

    Informações Iniciais e anamnese

    Aspectos psicossociais e comunicativos gerais

    Linguagem oral

    Leitura oral

    Escrita
     
    Aprendizagem em matemática
     
    Material escolar e outros documentos

    Rotina escolar

    A PROADE é composta por dois cadernos.

    Caderno 1 - Apresentação e os Componentes, com as orientações para aplicação, os roteiros de registro de análise das atividades propostas, bem como com as considerações teóricas pertinentes aos aspectos avaliados, visando a explicar os procedimentos da avaliação, bem como a orientar o diagnóstico e as propostas de intervenção.

    Caderno 2 - Aplicação, com as atividades avaliativas para cada ano escolar.


    SUMÁRIO

     Volume 1

    I - Apresentação
    II - Componentes
    III - Instruções
    IV - Roteiros para Registro e Análise
    Informações Iniciais e Anamnese
    Observação dos Aspectos Psicossociais e Comunicativos Gerais
    Avaliação da Linguagem Oral - versão fonoaudiólogos
    Avaliação da Linguagem Oral - versão não fonoaudiólogos
    Avaliação da Leitura
    Avaliação da Escrita
    Avaliação da Aprendizagem em Matemática
    Observação do Material Escolar e Outros Documentos
    Verificação da Rotina Escolar
    Conclusão da Avaliação
    V - Considerações Teóricas

     Volume 2

    1 - Instrumentos para a Avaliação da Linguagem Oral
    Perguntas dirigidas: contato inicial
    Figuras para nomeação
    Lista de palavras para repetição oral
    Cenas para elaboração oral
    Sequência lógica de figuras para elaboração oral
    Perguntas da sequência lógica temporal

    2 - Instrumentos para a avaliação da leitura
    Leitura das letras maiúsculas e minúsculas do alfabeto
    Leitura de palavras
    Leitura de letras/vogais, sílabas simples e palavras conhecidas (12 ano)
    Textos:
    O papagaio da dona Emília (1 2 ano)
    No tempo dos meus bisavós (22 ano)
    Preguiça (22 ano)
    Produtos Industrializados (32 ano)
    Ninguém é igual a ninguém (32. ano)
    Carrapinhão (42 ano)
    O toco do lápis (42. ano)
    A incapacidade de ser verdadeiro (52. ano)
    A bola (52. ano)

    3 - Instrumentos para a avaliação da compreensão de leitura

    4 - Instrumentos para a avaliação da escrita
    Escrita a partir de figuras
    Lista de palavras para ditado (1 Q, 2Q, 32, 42, 52 anos)
    Cenas para a Elaboração Escrita
    Produção de escrita a partir de histórias em sequência

    5 - Instrumentos para a avaliação da aprendizagem em matemática

    6 - Gabarito - Avaliação da aprendizagem em matemática

    7 - Gabarito - Avaliação da compreensão de leitura

    8 - Bibliografia dos textos da avaliação de leitura

    Sobre as Autoras
     

  • Editora: 
  • book toy
  • Autor: 
  • Stella Maris Cortez Bacha / Maria Rita Figueiredo Toledo Volpe
  • Ano: 
  • 2014
  • Edição: 
  • 1
  • Acabamento: 
  • brochura
  • Formato: 
  • 21 x 28
  • Você já tem este produto?
    Opiniões dos Clientes
    Preencha o campo abaixo com seu e-mail para receber uma nova senha
    Enviar
    Para alterar seu e-mail, preencha corretamente os campos abaixo e clique em enviar
    Enviar
    X
    Agradecemos a sua compra: