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Surdez e Bilingüismo

Autor: Eulalia Fernandez
R$ 34,00
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    A leitura, a compreensão dos textos e a produção escrita são tarefas árduas ao surdo em sua trajetória escolar e profissional. A língua de sinais, ao ser introduzida dentro dos espaços escolares, passa a ser coadjuvante no processo, enquanto o português e o oralismo ocupam o papel principal. Em razão disto, crianças, jovens e adultos surdos não têm o verdadeiro acesso ao saber escolar pelas limitações que lhe são impostas. Para além do aprendizado de uma língua, portanto, o bilingüismo na educação de surdos é uma discussão muito mais ampla, de ordem política, social e cultural, uma vez que a língua é o instrumento que concretiza todas as interações sociais. Como se dá a evolução dos conceitos no domínio da linguagem pelos surdos? E qual o papel dos pais, do professor, da escola e dos ouvintes, como mediadores dentro de escolas que pretendam ser verdadeiramente democráticas? Responder a estas e muitas outras questões foi o grande objetivo dos autores deste livro, que, com suas pesquisas e vivências do cotidiano, dão concretude ao tema do bilingüismo na educação dos surdos.
     
    Sumário

    Apresentação

    Capítulo 1 - Bilingüismo e surdez: a evolução dos conceitos no domínio da linguagem

    Eulalia Fernandes

    Claudio Manoel de Carvalho Correia

    O conceito de signo: visão tradicional

    Signo: implicações no desenvolvimento cognitivo

    A linguagem e os processos mentais

    O processo de maturação cognitiva

    Aquisição e desenvolvimento da linguagem das crianças surdas

    A língua de sinais como primeira língua


    Capítulo 2 - O BI em bilingüismo na educação de surdos

    Ronice Muller de Quadros

    BI(multi)lingüismo em meio a tantos desencontros

    O BI em bilingüismo: o ensino tardio nas escolas brasileiras

    Uma educação bilíngüe lingüística e culturalmente adititiva?


    Capítulo 3 - A representação social da surdez: entre o mundo acadêmico e o cotidiano escolar

    Angela Carrancho da Silva

    O professor como mediador

    Em respeito à singularidade do surdo

    O papel indispensável do mediador


    Capítulo 4 - Educação especial e escola: reflexões sobre os projetos educacionais para alunos surdos

    Katia Regina Santos

    A problemática da educação para surdos na escola

    Escola especial ou escola regular: um dilema necessário

    Diretrizes norteadoras para propostas educacionais


    Capítulo 5 - Práticas de leitura e escrita em escolas de surdos

    Lodenir Becker Karnopp

    Registros, depoimentos, denúncias

    Sobre a relação entre língua e identidade

    Varrendo ilusões


    Capítulo 6 - Aquisição da língua(gem) por crianças surdas, filhas de pais ouvintes

    Maria Cristina da Cunha Pereira

    Linguagem gestual na interação entre mãe ouvinte e filho surdo

    A importância da interação no letramento de crianças surdas


    Capítulo 7 - Multiculturalismo e surdez: uma questão de respeito às culturas minoritárias

    Celeste Azulay Kelman

    Surdez: uma particularidade cultural

    Escola: instituição aberta à diversidade

    Bilingüismo e multiculturalismo: duas perspectivas

  • Editora: 
  • Plexus
  • Autor: 
  • Eulalia Fernandez
  • Ano: 
  • 2005
  • Edição: 
  • 1
  • Número de páginas: 
  • 103
  • Acabamento: 
  • Brochura
  • Formato: 
  • 16x23
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