A leitura, a compreensão dos textos e a produção escrita são tarefas árduas ao surdo em sua trajetória escolar e profissional. A língua de sinais, ao ser introduzida dentro dos espaços escolares, passa a ser coadjuvante no processo, enquanto o português e o oralismo ocupam o papel principal. Em razão disto, crianças, jovens e adultos surdos não têm o verdadeiro acesso ao saber escolar pelas limitações que lhe são impostas. Para além do aprendizado de uma língua, portanto, o bilingüismo na educação de surdos é uma discussão muito mais ampla, de ordem política, social e cultural, uma vez que a língua é o instrumento que concretiza todas as interações sociais. Como se dá a evolução dos conceitos no domínio da linguagem pelos surdos? E qual o papel dos pais, do professor, da escola e dos ouvintes, como mediadores dentro de escolas que pretendam ser verdadeiramente democráticas? Responder a estas e muitas outras questões foi o grande objetivo dos autores deste livro, que, com suas pesquisas e vivências do cotidiano, dão concretude ao tema do bilingüismo na educação dos surdos.
Sumário
Apresentação
Capítulo 1 - Bilingüismo e surdez: a evolução dos conceitos no domínio da linguagem
Eulalia Fernandes
Claudio Manoel de Carvalho Correia
O conceito de signo: visão tradicional
Signo: implicações no desenvolvimento cognitivo
A linguagem e os processos mentais
O processo de maturação cognitiva
Aquisição e desenvolvimento da linguagem das crianças surdas
A língua de sinais como primeira língua
Capítulo 2 - O BI em bilingüismo na educação de surdos
Ronice Muller de Quadros
BI(multi)lingüismo em meio a tantos desencontros
O BI em bilingüismo: o ensino tardio nas escolas brasileiras
Uma educação bilíngüe lingüística e culturalmente adititiva?
Capítulo 3 - A representação social da surdez: entre o mundo acadêmico e o cotidiano escolar
Angela Carrancho da Silva
O professor como mediador
Em respeito à singularidade do surdo
O papel indispensável do mediador
Capítulo 4 - Educação especial e escola: reflexões sobre os projetos educacionais para alunos surdos
Katia Regina Santos
A problemática da educação para surdos na escola
Escola especial ou escola regular: um dilema necessário
Diretrizes norteadoras para propostas educacionais
Capítulo 5 - Práticas de leitura e escrita em escolas de surdos
Lodenir Becker Karnopp
Registros, depoimentos, denúncias
Sobre a relação entre língua e identidade
Varrendo ilusões
Capítulo 6 - Aquisição da língua(gem) por crianças surdas, filhas de pais ouvintes
Maria Cristina da Cunha Pereira
Linguagem gestual na interação entre mãe ouvinte e filho surdo
A importância da interação no letramento de crianças surdas
Capítulo 7 - Multiculturalismo e surdez: uma questão de respeito às culturas minoritárias
Celeste Azulay Kelman
Surdez: uma particularidade cultural
Escola: instituição aberta à diversidade
Bilingüismo e multiculturalismo: duas perspectivas