Gostaria de ser avisado quando o produto estiver em estoque? Preencha os campos abaixo com seu nome e e-mail e clique em enviar!

Enviar

Teste de competência de leitura de palavras e pseudopalavras

Autor: Capovilla

Manual

De: R$49,60 Por: R$ 45,00
    ou em 5x de: R$ 9,00 sem juros
    Compartilhe essa página

    O TCLPP é instrumento psicométrico e neuropsicológicocognitivo para avaliar a competência de leitura silenciosa de palavras isoladas, e servir de coadjuvante para diagnóstico diferencial de distúrbios de aquisição de leitura. Este manual traz o caderno completo de aplicação normatizado e validado para o Ensino Fundamental. Consiste en oito itens de treino e 70 itens de teste, cada qual composto de figura e palavra ou pseudopalavra associada. A tarefa é circundar as palavras corretas em termos ortográfico e semântico, e cruzar as palavras incorretas em termos ortográficos (i.e., pseudopalavra) ou semânticos (i.e., palavra associada à figura incompatível com ela). As tabelas de normatização permitem avaliar o grau de desvio entre o padrão de leitura da criança e o padrão de leitura normal de seu grupo de referência, de acordo com o nível de escolaridade permitindo identificar a zona de desenvolvimento proximal. O TCLPP permite interpretar os dados do padrão de leitura específico apresentado pela criança quanto ao modelo do desenvolvimento de leitura e escrita, e inferir o estágio de desenvolvimento (logográfico, alfabético, ortográfico) em que ela se encontra e as estratégias de leitura (ideovisual ou logográfica, perilexical ou fonológica, lexical) prevalecentes. Fornece visão integrada e aprofundada do grau de desenvolvimento e preservação dos diferentes mecanismos, rotas e estratégias envolvidos na leitura competente, para lançar luz sobre a natureza da dificuldade específica. Para isso, compara o desempenho sob diferentes tipos de itens psicolinguísticos, como palavras e pseudopalavras, e em diferentes associações com figuras. O processamento cognitivo desse material psicolinguístico requer diferentes competências, como a estratégia ideovisual ou logográfica, a estratégia fonológica ou perilexical, e a estratégia lexical, que se desenvolvem nas etapas logográfica, alfabética e ortográfica, respectivamente. Comparando o desempenho do examinando sob diferentes tipos de itens psicolinguísticos, o TCLPP identifica o estágio de desenvolvimento de leitura do examinando e seu grau de proficiência em cada um dos três tipos de processamento: ideovisual ou logográfico, perilexical ou fonológico por decodificação grafofonêmica, e lexical ou por reconhecimento visual direto assistido por decodificação grafofonêmica eventual. Referências

  • Editora: 
  • Memnon
  • Autor: 
  • Capovilla
  • Ano: 
  • 2010
  • Edição: 
  • 1
  • Número de páginas: 
  • 83
  • Acabamento: 
  • Brochura
  • Você já tem este produto?
    Opiniões dos Clientes
    Preencha o campo abaixo com seu e-mail para receber uma nova senha
    Enviar
    Para alterar seu e-mail, preencha corretamente os campos abaixo e clique em enviar
    Enviar
    X
    Agradecemos a sua compra: