"Este material tem como objetivo principal auxiliar os psicopeda-gogos e fonoaudiólogos na avaliação da compreensão leitora dos pacientes a eles encaminhados.
Ao serem utilizados textos expositivos como foco deste instrumento, foi levada em conta a importância de seu uso na escola, pois eles estão presentes em todas as áreas do conhecimento e, da sua compreensão, depende, muitas vezes, o sucesso ou o fracasso do aluno nas diferentes disciplinas. Estes textos possuem diferentes formas de organização (superestrutura). A clareza e a explicitação das informações no texto, aliada à forma como o leitor segue as pistas textuais, são variáveis que interferem na compreensão leitora.Ao utilizar, na avaliação, textos expositivos organizados com características mais definidas em relação às diferentes superestruturas, é possível tornar mais clara a forma como os leitores com dificuldades constroem, mentalmente, as informações textuais, o que aprendem sobre elas e quais seus possíveis problemas de compreensão.O material possibilita a avaliação da compreensão leitora de textos expositivos, oportunizando a observação e a análise de aspectos cognitivos, metacognitivos e motivacionais do leitor."
Sumário
Sobre as Autoras
Avaliação da Compreensão Leitora de Textos Expositivos
Organização do Material
Orientação para o Examinador
Ficha de Protocolo para Avaliação da Compreensão Leitora
Protocolo para Avaliação da Compreensão Leitora
Referências Bibliográficas
Relação de Textos
* 01 Manual de Aplicação e Avaliação
* 01 Jogo com 18 cartões
* 05 Protocolos para Avaliação