A Escala para Avaliação da Motivação Escolar Infantojuvenil (EME-IJ) é indicada para ser aplicada em crianças e adolescentes de 8 a 11 anos.
Fornece três tipos de medidas sendo, uma relacionada à motivação escolar intrínseca, outra à extrínseca e à motivação escolar geral da pessoa. A aplicação pode ser de forma individual
ou coletiva, é rápida, não ultrapassando 10 minutos e sua utilização é dirigida a profissionais da área educacional.
Sumário
Ficha síntese
Sobre os autores
Apresentação
Parte I - Fundamentos teóricos
Instrumento de avaliação da motivação
Parte II - Estudos psicométricos da escala para avaliação da motivação escolar infantojuvenil
Primeiro estudo
Participantes
Material
Estudo das alternativas de resposta para cada item
Evidência de validade com base na estrutura interna dos itens
1 - Análise fatorial
2 - Funcionamento diferencial do item (DIF)
3 - Precisão
Segundo estudo
Participantes
Instrumento: escala para avaliação da motivação escolar infantojuvenil
Evidência de validade com base na estrutura interna dos itens
1 - Análise fatorial
2 - Funcionamento diferencial dos itens
Outras evidências de validade
1 - Relacionada ao critério por série escolar
2 - Autocontrole e motivação escolar
Escala masculina de autocontrole (EMAC)
Escala feminina de autocontrole (EFAC)
3 - Autoconceito e motivação escolar
Precisão
Parte III - Normas
Normas para aplicação
Normas para correção
Normas para interpretação
Exemplos de protocolos analisados
Referências