As idéias e propostas de Alicia Fernández a tornaram referência na psicopedagia da atualidade. Afirmando esta condição em A inteligência aprisionada, ela desenvolve uma abordagem clínica da criança e sua família, descrevendo a dinâmica dos aspectos institucionais, familiares e subjetivos que permeiam o processo terapêutico eficaz dos problemas de aprendizagem mediante exemplos concretos e instigantes. Esta é uma obra de leitura obrigatória para os psicopedagogos.
SUMÁRIO
Agradecimentos
Prólogo
Introdução
Primeira parte: Um olhar clínico sobre a aprendizagem e suas fraturas
1. Da hiperacomodação ao aprender
2. Especificidade do diagnóstico psicopedagógico
3. Sobre a teoria psicopedagógica
4. Lugar do corpo no aprender
5. Lugar da inteligência e do desejo na aprendizagem
6. O fracasso na aprendizagem
7. família e aprendizagem
8. Modalidade de aprendizagem
Segunda parte: DIFAJ (Diagnóstico Interdisciplinar Familiar de Aprendizagem em uma Jornada)
9. Olhar e escuta psicopedagógica
10. Motivo de consulta
11. Entrevista com a família sem o paciente
12. Hora de jogo psicopedagógico. Espaço para jogar ? espaço para aprender
13. Reconstrução da história da criança através dos pais
14. Os testes e a clínica
15. Intervenção da cognição nos testes projetivos
16. Devolução
Apêndice - Gabriela: "Não lhe fica"
Apêndice II - Amália, a pomba que não deixam voar