Gostaria de ser avisado quando o produto estiver em estoque? Preencha os campos abaixo com seu nome e e-mail e clique em enviar!

Enviar

A produção de textos nas séries iniciais

Autor: Peçanha
R$ 40,00
    ou em 5x de: R$ 8,00 sem juros
    Compartilhe essa página

    Os profissionais da educação infantil e do ensino fundamental sabem o quanto é importante uma base bem constituída, no que se refere ao desenvolvimento da leitura e da escrita. Assim, este livro é uma ferramenta essencial para esses professores, atuantes em salas de aulas. Professores que estão ávidos por materiais que possam apontar caminhos, propor práticas e dar direcionamentos mais substanciais. Eis aqui um material com esta proposta: possibilitar aos professores que trabalham com produção de textos, desenvolvimento da escrita e com dificuldades de aprendizagem da escrita e com dificuldades de aprendizagem da escrita, uma série de encaminhamentos práticos, sistêmicos e conscientes, objetivando o sucesso dessas ações.

    Além da importante base teórica o autor apresenta 46 propostas práticas que irão auxiliar o professor em seu cotidiano, contribuindo para o melhor desempenho de seus alunos, afinal...

    ESCREVER É LER O MUNDO COM A PONTA DO LÁPIS?

    Geraldo Peçanha de Almeida

    Sumário

    Capítulo I

    O desenvolvimento da escrita na infância

    Desenvolvimento as competências da escrita nas séries iniciais

    A formação de alunos-escritores e suas características

    Alfabetização: o início da formação do arquiteto textual

    Alfabetização: apropriação de muitas linguagens

    Alfabetização: pensando nos textos do dia-a-dia

    Observações importantes do trabalho com textos na alfabetização

    Os níveis da absorção da escrita

    Capítulo II

    Propostas para práticas de formação de alunos produtores de textos em salas de alfabetização

    Como entender estas propostas?

    Os símbolos

    As embalagens

    Caixa mágica

    Listas

    A reestruturação de textos dos alunos do ensino fundamental

    As competências da escrita em cada uma das séries iniciais do ensino fundamental

    As características para serem exploradas e trabalhadas no desenvolvimento de um texto, independentemente da série em que o aluno se encontra no ensino fundamental

    O que constitui cada um dos elencos

    Estrutura

    Paragrafação

    Pontuação

    A história a ser contada

    Vocabulário

    Criatividade

    Adequação

    Capítulo III

    A aplicabilidade do trabalho com gêneros do discurso na educação infantil e nas séries iniciais

    O trabalho de produção de textos a partir dos conceitos de gêneros

    Gêneros da ordem narrar

    Gêneros da ordem relatar

    Gêneros da ordem de argumentar

    Gêneros da ordem de expor

    Gêneros da ordem do instituir ou do prescrever

    Capítulo IV

    Propostas para práticas de formação de alunos produtores de textos nas séries iniciais do ensino fundamental, a partir dos gêneros

    Proposta ? Adivinhas

    Proposta ? Artigos

    Proposta ? Autobiografia

    Proposta ? Aviso

    Proposta ? Biografia

    Proposta ? Solicitação

    Proposta ? Bula

    Proposta ? Carta

    Proposta ? Reclamação

    Proposta ? Conferência

    Proposta ? Constituição

    Proposta ? Estatuto

    Proposta ? Contrato

    Proposta ? Conto de fadas

    Um espinho de marfim

    Proposta ? Convocação

    Proposta ? Cordel

    Proposta ? Crônica

    Proposta ? Lenda

    Proposta ? Debate

    Proposta ? Diálogo

    Proposta ? Diário

    Proposta ? Editorial

    Proposta ? Instrução

    Proposta ? Manifesto

    Proposta ? Narrativa

    Proposta ? Romance

    Proposta ? Notícia

    Proposta ? Reportagem

    Proposta ? Piada

    Proposta ? Receita

    Proposta ? Regimento, regras, regulamento

    Proposta ? Relato histórico

    Proposta ? Inventário

    Proposta ? Relato de viagem

    Proposta ? Resumo e resenha

    Proposta ? Testemunho

    Proposta ? Texto

    Proposta ? Verbete

    Capítulo V

    Práticas de percepção e produção de textos diversos

    Proposta ? Dominó

    Proposta ? Encontre a narrativa

    Proposta ? Encaixe e desencaixe

    Proposta ? Diálogo

    Proposta ? Improvisação

    Proposta ? Redefinindo utilidades

    Proposta ? Conversa ao telefone

    Proposta ? Álbum de sementes

    Capítulo VI

    Pensando no trabalho com leitura na escola

    O conceito de leitura na sociedade moderna

    O letramento- primeira base para o desenvolvimento das leituras

    Da decodificação à desconstrução- os porquês da leitura

  • Editora: 
  • Cortez Editora
  • Autor: 
  • Peçanha
  • Ano: 
  • 2009
  • Edição: 
  • 5
  • Número de páginas: 
  • 154
  • Acabamento: 
  • Brochura
  • Formato: 
  • 16x23
  • Você já tem este produto?
    Opiniões dos Clientes
    Preencha o campo abaixo com seu e-mail para receber uma nova senha
    Enviar
    Para alterar seu e-mail, preencha corretamente os campos abaixo e clique em enviar
    Enviar
    X
    Agradecemos a sua compra: