Livro inprescindível a todos que se dedicam a Estudos Surdos. Com temas inéditos na época de sua publicação, os autores são precursores em termos da concepção socioantropológica em educação especial. Inspirados nos estudos de Carlos Skliar, pesquisador internacionalmente conhecido na área, pode-se afirmar que os textos aqui reunidos constituem-se em pilares teórico-metodológicos cada vez mais defendidos em termos de políticas públicas e projetos educativos voltados à educação inclusiva em vários países do mundo.
Sumário
Apresentação
Um olhar sobre o nosso
olhar acerca da surdez e as diferenças
Carlos Skliar
Os Estudos Surdos em Educação: problematizando a normalidade
Carlos Skliar
O discurso moderno na educação dos surdos:
práticas de controle do corpo e a expressão
cultural amordaçada
Sérgio Andres Lulkin
Identidades surdas
Gládis T. T. Perlin
Os discursos sobre surdez, trabalho e educação e a formação do surdo trabalhador
Madalena Klein
A mulher surda e suas relações de gênero e sexualidade
Sandra Zanetti Moreira
Relações de poderes no espaço multicultural
da escola para surdos
Maura Corcini Lopes
Surdos: esse ?outro? de que fala a mídia
Adriana da Silva Thoma
A relação dialógica como pressuposto na aceitação das diferenças: o processo de formação das comunidades surdas
Ottmar Teske
Cartografando os Estudos Surdos: currículo e relações de poder
Márcia Lise Lunardi
Discurso surdo: a escuta dos sinais
Nidia Regina Limeira de Sá