"Este livro nasceu a partir da dissertação de mestrado que apresentei na Universidade Metodista de Piracicaba - Unimep - , tendo sido aprovada em 1998. Meu estudo partiu da hipótese de que a intervenção da Educação Motora em crianças portadoras da Síndrome de Down (SD) e com Paralisia Cerebral (PC) teria como efeito a formação e o desenvolvimento da Consciência Corporal, aprimorada com atividades motoras específicas e com planejamento educacional adequado, preservando e estimulando a espontaneidade e a individualidade.
A preocupação central do trabalho de mestrado consistiu, então, na definição de uma estratégia metodológica a ser desenvolvida de forma sistematizada com esses dois grupos de crianças.
O programa de intervenção pela Educação Motora desenvolveu-se em minha atividade profissional quando pude notar diferenças significativas nas crianças com quem trabalhava, e ao sistematizá-lo para apresentar minha dissertação de mestrado permitiu-me poder transmiti-lo aos colegas neste livro."
Sumário
Apresentação
Prefácio
Introdução
1 - O programa de educação especial
Das origens do programa de Educação Motora
Plano Educacional e Educação Motora
2 - Alguns Fundamentos
Educação motora
Esquema corporal
Estrutura do esquema corporal
Coordenação motora
Percepção espacial
Percepção temporal
Educação especial
Algumas informações sobre a Síndrome de Down
Algumas informações sobre a Paralisia Cerebral
3 - Educando crianças com necessidades especiais
As atividades do Plano de Educação Motora
Avaliação
Planos de aulas
4 - Relatórios de aulas