Piafex é um programa de intervenção que reúne atividades elaboradas para estimular o engajamento e o desenvolvimento das funções executivas em crianças pré-escolares e no início do Ensino Fundamental. Este material auxiliará diferentes profissionais na instrução e no desenvolvimento de habilidades como organização, planejamento, inibição de impulsos, atenção, memória de trabalho, metacognição e regulação emocional, tornando as crianças mais autônomas e independentes em uma sociedade que, cada vez mais, exige essas habilidades.
O Piafex pode ser aplicado por profissionais das áreas de saúde e educação, incluindo, de modo especial, o professor. Desse modo, pode ser aplicado nos contextos clínico e escolar, servindo como subsídio para a reabilitação ou, como é seu foco principal, para o estímulo ao desenvolvimento de habilidades, atuando como intervenção precoce e preventiva. Na escola, o Piafex pode ser um adendo ao currículo regular.
Com a publicação do Piafex, as autoras esperam contribuir com a atuação prática de professores, psicólogos, psicopedagogos e outros profissionais que poderão fazer uso desta ferramenta e, assim, expandir e levar este programa a quem ele possa beneficiar.
Sumário
Apresentação
Mas o que são funções executivas?
E o que é autorregularão?
É possível fomentar o desenvolvimento destas habilidades?
Mesmo em crianças pré - escolares ou ainda no início do Ensino Fundamental?
E por que uma intervenção para funções executivas em crianças seria importante?
O que é Piafex?
Mais informações sobre o Piafex
Estudo da eficácia do Piafex
Método
Resultados e discussões
Considerações finais
Referências
Piafex
Programa de Intervenção em Autorregulação e Funções Executivas
Caderno de Atividades
Aspectos essenciais
Módulo 1
Organização de materiais/rotina e manejo do tempo
Módulo 2
Organização de ideias, estabelecimento de objetivos e planos: Estratégias para o dia a dia
Módulo 3
Organização de ideias, estabelecimentos de objetivos e planos: Atividades de estimulação
Módulo 4
Funções Executivas nas atividades físicas/motoras
Módulo 5
Comunicação e gestão de conflitos
Módulo 6
Regulando Emoções
Módulo 7
Trabalhando com colegas: Oportunidade de exercitar a hétero e a autorregulação
Módulo 8
Jogando com os significados das palavras
Módulo 9
Conversando sobre as atividades
Módulo 10
A brincadeira planejada
Módulo Complementar
O diário de Nina
Calendário simulado
- Editora:
- Memnon
- Autor(a)
- Natália Martins Dias / Alessandra Gotuzo Seabra
- Ano:
- 2013
- Edição:
- 1
- Número de páginas:
- 156
- Acabamento:
- brochura