Transtornos de Aprendizagem e Transtornos da Atenção (da Avaliação à Intervenção)
Descrição:
Os escolares que apresentam a dislexia, o distúrbio de aprendizagem e o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) apresentam um grupo heterogêneo de alterações que ocasionam baixo rendimento acadêmico nas tarefas de leitura, de escrita e de cálculo-matemático, sendo necessário, portanto, que profissionais da área da saúde e educação estejam preparados para utilizar estratégias de avaliação que permitam conhecer o perfil cognitivo-linguístico destes escolares para melhor estabelecimento de procedimentos de intervenção clínico e educacional.
A iniciativa do Grupo de Pesquisa do CNPq "Linguagem, Aprendizagem, Escolaridade" é a primeira tentativa de aproximar os conhecimentos adquiridos no desenvolvimento de pesquisas com escolares com transtornos da atenção à prática clínica e educacional. Desta forma, os capítulos deste livro foram organizados com o objetivo de fornecer aos leitores material teórico e prático para consulta acerca das questões relacionadas com a avaliação e a intervenção com a leitura, a compreensão de leitura e os aspectos motores envolvidos na escrita.
SUMÁRIO
Capítulo 1
Dislexia e distúrbio de aprendizagem: critérios diagnósticos
Capítulo 2
Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade: critérios diagnósticos
Capítulo 3
Avaliação e Intervenção nas habilidades metalinguísticas
Capítulo 4
Avaliação e intervenção na leitura
Capítulo 5
Avaliação e intervenção na compreensão de leitura
Capítulo 6
Avaliação e intervenção na disortografia
Capítulo 7
Avaliação e intervenção na disgrafia
Capítulo 8
Orientação aos pais e professores de escolares com transtornos de aprendizagem e transtornos da atenção
Editora: Pulso
Autor (a): Capellini
Edição/Ano: 1/2010
Número de páginas: 112