"Há uma certeza na escola: a de que o maior problema da educação hoje é justamente a dificuldade, ou as dificuldades, com relação à leitura e à escrita em crianças em idade escolar no Ensino Fundamental.
Tal percepção se deve ao fato de que, se não for por meio das ferramentas que a leitura e a escrita possibilitam ao sujeito, quais outras ferramentas poderíamos usar na tentativa de formar cidadãos participantes e atuantes em uma sociedade?
Este livro traz as respostas. Ele apresenta um método fônico para intervenções pedagógicas no cotidiano dos alunos com severas dificuldades em leitura e escrita. Ao final, o livro também apresenta um protocolo de tratamento para as dificuldades não orgânicas, a que os professores também possam recorrer em atividades psicopedagógicas, salas de recursos, atendimento educacional especializado e até mesmo escolas especiais."
Sumário
O que é uma dificuldade de aprendizagem em leitura escrita?
Como tratar as dificuldades de aprendizagem de leitura e escrita?
Passo a passo para o entendimento das etapas do método fônico
A seqüência didática
Como trabalhar a partir do alfabeto?
Os educáveis e os treináveis
Anexos