INDICAÇÃO:
Procedimentos práticos visando o ensino da ortografia para serem aplicados na Educação Regular e Especial, nos Transtornos de Aprendizagem, como a Dislexia, a Disortografia e em outras alterações neurofuncionais, como o TDAH.
APRESENTAÇÃO:
Propiciar o domínio da ortografia, de forma competente, é um dos desafios de nossa educação. Para muitos, aprender a escrever corretamente é uma tarefa bastante complicada, resultando em falhas que comprometem significativamente o aprendizado e a qualidade da escrita.
Muitas são as dúvidas de educadores e de clínicos a respeito da ortografia: Os erros devem ou não ser corrigidos? Qual o melhor método para corrigir? Por que os aprendizes não fixam as regras ensinadas? Não basta ler bastante para aprender a escrever bem?
O que podemos dizer é que o domínio da ortografia depende de ensino, principalmente de um bom ensino. Dominar a escrita requer a compreensão de como funciona o sistema ortográfico da língua, e não simplesmente de atividades esporádicas ou mecânicas de correção. O ensino, quer dentro das escolas ou na prática clínica, deve ser planejado e sistematicamente apresentado para garantir o aprendizado eficaz da escrita.
As 146 atividades propostas nesta publicação estão divididas em sete partes, as quais abordam os principais e mais frequentes tipos de erros observados no aprendizado da ortografia da língua portuguesa escrita no Brasil:
• As representações múltiplas, responsáveis pela maior parte dos erros de escrita;
• As omissões de letras;
• As diferenças entre falar e escrever;
• Como saber se devemos usar “am” ou “ão” no final de palavras;
• Como separar corretamente as palavras;
• A confusão entre letras com sons muito parecidos: as trocas surdas / sonoras e
• A inversão das letras.
Para todos aqueles que querem superar seus erros de escrita, um bom trabalho!