Neste volume é apresentado um conjunto de tarefas para avaliação neuropsicológica de componentes da linguagem oral, da linguagem escrita e das funções executivas, de
forma combinada, que podem auxiliar o processo de avaliação da cognição e da comunicação de crianças com 6 a 12 anos de idade, como parte de baterias flexíveis desenvolvidas caso a caso pelo examinador responsável.
O objetivo da obra é a apresentação, na íntegra, da padronização para aplicação, pontuação e interpretação clínica e das normas de desempenho nas tarefas de:
– Fluência Verbal – FV
– Análise das Estratégias de Evocação da Fluência Verbal
– Geração Aleatória de Números – GAN
– Teste Hayling
– Discurso Narrativo Oral
– Discurso Narrativo Escrito
Sumário
Apresentação
Prefácio 1
Prefácio 2
Capítulo 1
Funções executivas e linguagem na infância: conceitos e relações entre componentes cognitivos para a interpretação neuropsicológica e neuropsicolinguística
Capítulo 2
Tarefas da Fluência Verbal livre, fonêmica e semântica para crianças
Capítulo 3
Análise quantitativa e qualitativa das estratégias de evocação de palavras em
Tarefas de Fluência Verbal para crianças
Capítulo 4
Teste Hayling Infantil: aplicação, registro, pontuação e dados normativos
Capítulo 5
Geração Aleatória de Números: adaptação e normas para crianças
Capítulo 6
Discurso Narrativo Oral Infantil
Capítulo 7
Discurso Narrativo Escrito Infantil
Considerações finais
Referências